ParanáCidades

Duplicação na PR-407 em Pontal não resolve engarrafamentos

Mudança no acesso à cidade tem problemas de sinalização e mobilidade reclamam motoristas e comerciantes

 Duplicação na PR-407 em Pontal não resolve engarrafamentos

Foto: DER-PR

Há duas semanas a duplicação de trechos da PR-407 foi concluída. No entanto, apesar da expectativa de que as obras resolveriam problemas crônicos no trânsito da região, engarrafamentos e outras situações têm sido apontadas pelos moradores e comerciantes locais. As obras começaram em março do ano passado e a duplicação aconteceu do km 17,4 ao km 19. Em Praia de Leste, onde a rodovia encontra a PR-412, o fluxo foi modificado. A preferência agora é para quem vem de Matinhos e quem pretende entrar em Pontal deve aguardar. Já quem sai de Pontal e quer ir à Matinhos não pode mais virar a esquerda no entroncamento. É preciso entrar à direita e fazer um retorno.

As modificações dividem o fluxo entre quem quer seguir na pista e quem pretende acessar os retornos, fazendo um gargalo no trânsito na região e provocando engarrafamentos quando o movimento é maior que o normal, o que já está acontecendo mesmo com finais de semana com previsão de tempo nublado e frio.

De acordo com Ercio Weschenfelder, presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná (Aciapar), a nova estrutura traz riscos à segurança.

Além disso, ele indica que o comércio local também foi prejudicado.

O prefeito de Pontal, Rudão Gimenes, disse que estes problemas foram apontados desde que o projeto foi apresentado ao público, mas que não houve possibilidade de fazer alterações e mudanças.

O prefeito avalia que apenas uma rodovia paralela a PR-412, por fora dos balneários, poderia resolver as questões de mobilidade na região.

No entanto, este projeto é polêmico já que estudos avaliam que ele teria um impacto ambiental elevado. A Prefeitura de Pontal do Paraná também informou que apresentou um projeto ao governo do estado no começo deste ano com obras acessórias para melhorar o fluxo no local e trazer mais segurança a motoristas e pedestres e que busca viabilizar o recurso para realizar as mudanças necessárias.

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Paraná conta com 491 mil famílias sem moradia digna

Paraná conta com 491 mil famílias sem moradia digna

Dado foi divulgado pela Cohapar que afirma buscar junto aos municípios soluções para o problema

33% do PIB do Paraná está relacionado à Economia Verde

33% do PIB do Paraná está relacionado à Economia Verde

Entre as áreas que mais contribuíram para compor o resultado estão Agropecuária, Serviços e Indústria

Tempo instável perde força no Paraná nesta quinta

Tempo instável perde força no Paraná nesta quinta

Curitiba tem máxima de 20ºC, segundo o Simepar.

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

Vagas são para atuar em oito cidades do Brasil e também para trabalho remoto