PolíticaGeral

E-mail racista teve remetente forjado, aponta Câmara

Resultado preliminar foi apresentado ao TJ e justifica recurso que pode reverter suspensão de julgamento

 E-mail racista teve remetente forjado, aponta Câmara

Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Resultado preliminar de investigação interna da Câmara apontou que o e-mail com ofensas racistas contra o vereador Renato Freitas (PT) foi fraudado. A mensagem foi alvo de denúncias na última semana e tinha como possível remetente o vereador Sidnei Toaldo (Patriota).

Segundo a Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicações da Câmara, foi descoberto que para o envio da mensagem foi utilizado um serviço anônimo, hospedado na República Tcheca, que não armazena logs, ou seja, não guarda registros para auditoria/mapeamento de informações tais como data, hora e IP.

Para o Legislativo, “percebe-se que houve claro objetivo de forjar o remetente da mensagem, simulando as credenciais de envio como sendo as do vereador Sidnei Toaldo”. O resultado preliminar foi enviado ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e sustenta recurso que ataca decisão publicada ontem (quinta-feira, 19) que suspendeu a sessão de julgamento de Freitas.

Ao deferir parcialmente o pedido de tutela na ação anulatória movida pelo petista, a juíza da Fazenda Pública suspendeu a sessão até a conclusão da sindicância a respeito do e-mail racista. Para a Câmara, a constatação de que houve fraude no envio da mensagem derruba a liminar.

Conforme o Legislativo, para a análise do e-mail os vereadores Freitas e Toaldo cooperaram fornecendo acesso as comunicações eletrônicas pessoais.

Por se tratar de um agravo de instrumento, caberá agora a uma das Câmaras Cíveis do TJ-PR analisar o recurso da Câmara – havendo também a possibilidade, segundo o Código do Processo Civil, da própria magistrada que concedeu a liminar rever a decisão se assim julgar adequado. Em havendo a revisão da tutela concedida, a Câmara estará habilitada a retomar o rito da submissão ao plenário da cassação de mandato. Caso isso não ocorra, a Casa pede a suspensão dos prazos até que seja concluída a análise da Justiça Estadual.

A sessão de julgamento, que pode resultar na cassação do mandato de Freitas, está suspensa desde ontem (quinta-feira, 19).

Em contato com a reportagem, o vereador Sidnei Toaldo comemorou as primeiras conclusões da sindicância e se disse aliviado.

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia