Eclipse parcial da Lua poderá ser visto em todo o Brasil hoje à noite

Foto: Daria Tumanova/UnsPlash

Hoje (16) à noite quem olhar para o céu poderá acompanhar um eclipse lunar parcial, que é quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham e o planeta faz sombra sobre o satélite. O fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil e terá duração de cinco horas e 33 minutos. O eclipse estará mais visível a partir do ‘nascer’ da Lua, por volta das 17h30.

O ápice do fenômeno será às 18h30 e o final por volta das 20h. Em Curitiba, a observação do fenômeno está garantida, pelo menos é o que indica o Simepar, Sistema Meteorológico do Paraná. As chances de chuva hoje durante todo o dia são mínimas e o céu deve se manter limpo, principalmente no momento do eclipse.

A observação desse tipo de eclipse pode ser feita a olho nu, dispensando qualquer tipo de proteção. Este é o último eclipse lunar do ano, o próximo totalmente visível no Brasil será apenas em maio do ano que vem. O fenômeno acontece coincidentemente no mesmo dia em que a missão Apollo 11, que enviou os primeiros astronautas para a lua, completa 50 anos.