Paraná

Edital disponibiliza um milhão de reais para projetos culturais

 Edital disponibiliza um milhão de reais para projetos culturais

Foto: Maringas Maciel/CCTG

pacote-cultura-aen
Foto: Maringas Maciel/CCTG

Um milhão de reais estão disponíveis para 510 projetos culturais do Paraná pelo Edital Cultura em Casa, do governo do Estado. A medida faz parte de um pacote lançado pela Secretaria de Comunicação e Cultura do Paraná para fomentar e manter as atividades no setor cultural. O edital vai selecionar projetos nas áreas das artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artes visuais e expressões culturais, populares, indígenas e de comunidades tradicionais.

O material deve ser entregue em arquivos de vídeo ou de áudio, com tempo de duração entre 20 e 30 minutos. Na plataforma Digital, onde os projetos vão ser exibidos, também vai ter espaço para a divulgação do cinema paranaense. Filmes produzidos nos últimos 10 anos vão ser  exibidos na plataforma gratuitamente.

As medidas anunciadas pelo governo do Paraná para fomento da cultura também preveem ações de capacitação de profissionais da cultura e outras ações de socorro ao setor, como explica a superintendente de cultura da secretaria, Luciana Casagrande Pereira:

Uma parceria da Universidade Estadual de Ponta Grossa disponibilizou 4 mil vagas para cursos na modalidade EAD. São cinco cursos disponíveis: Fundamentos da Cultura, Introdução às Políticas Públicas Culturais no Brasil, História da Arte: Vanguardas Europeias do século XX e Semiologia e Cultura: a fotografia e o cinema.

As inscrições estão abertas até o dia 11 de maio. O governo do Paraná também anunciou a suspensão dos prazos de encerramento de outros três editais da cultura que já estavam em andamento no Paraná: o Profice (que é o programa estadual de fomento e incentivo à cultura), Programa de Incentivo – Paraná Cultura e também o edital de 2019 de Produção e Desenvolvimento de Obras Audiovisuais. O prazo de encerramento desses editais fica suspenso enquanto durar a pandemia do coronavírus.

A superintendente explica ainda que os projetos selecionados vão ser exibidos na Plataforma Digital, uma plataforma de streaming que está em desenvolvimento pelo governo para dar visibilidade à produção paranaense:

O acesso aos editais e as inscrições para os cursos disponíveis podem ser feitos site da secretaria: cultura.pr.gov.br.

Reportagem: Angela Luvisotto

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está em alerta para tempestades

Paraná está em alerta para tempestades

Inmet aponta para chuvas intensas nesta terça-feira (16)

Programa ‘Ganhando o Mundo’ está com inscrições abertas

Programa ‘Ganhando o Mundo’ está com inscrições abertas

A ideia é oferecer uma formação acadêmica em instituições estrangeiras

Professores fazem protesto com paralisação em Almirante Tamandaré

Professores fazem protesto com paralisação em Almirante Tamandaré

Segundo prefeitura, ação não afetou o andamento das atividades nas escolas municipais

Motorista fica ferido após caminhão cair no Rio Tibagi

Motorista fica ferido após caminhão cair no Rio Tibagi

O motorista colidiu o caminhão contra o anteparo de uma ponte