PolíticaEleições 2016

Eleições 2016: partidos podem escolher candidatos a partir do dia 20 de julho

Foto: Divulgação / Tribunal Superior Eleitoral
Foto: Divulgação / Tribunal Superior Eleitoral

A partir do dia 20 de julho, os partidos políticos já podem escolher os candidatos que vão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e a vereador. As convenções para a escolha do representante vão poder ser feitas até o dia 05 de agosto. O registro da candidatura nos Tribunais Regionais deve ser realizado até o dia 15 de agosto. A partir do dia 16, a propaganda eleitoral passa a ser permitida na internet e nas ruas. Segundo a legislação eleitoral, os candidatos podem fazer campanhas através de panfletos, carros de som e carreatas das oito horas da manhã às 10 horas da noite.

Os candidatos devem ficar atentos às mudanças na legislação. Antes, a campanha eleitoral tinha um tempo de 90 dias. Agora, o tempo de campanha passou para 45 dias. A nova lei prevê que as campanhas sejam custeadas exclusivamente por pessoas físicas e pelos recursos do Fundo Partidário. Ou seja, o financiamento por pessoas jurídicas (empresas) está proibido.

A propaganda eleitoral na TV e no rádio diminuiu de 45 para 35 dias. A campanha no radio e na televisão está prevista para começar no dia 26 de agosto. O primeiro turno está marcado para o dia 02 de outubro. Caso nenhum dos candidatos a prefeito consiga a maioria absoluta, ou seja, 50% dos votos mais um, a disputa vai para o segundo turno, que está marcada para o dia 30 de outubro.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.