ParanáGeral

ELEIÇÕES 2022: Preparamos um tira-dúvidas para você

Confira o que pode ou não no segundo turno das eleições

 ELEIÇÕES 2022: Preparamos um tira-dúvidas para você

Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Neste domingo (28), 8,5 milhões de pessoas podem votar nas 399 cidades do Paraná. O voto neste segundo turno define o presidente do país pelos próximos 4 anos.  Saiba os detalhes deste segundo turno e tire suas dúvidas sobre o que pode ou não nestas eleições.

Como o eleitor pode manifestar apoio ao candidato em que ele vai votar. Pode ir com camisa do partido? Pode cantar o jingle da campanha? Pode pedir voto? 

No domingo a manifestação permitida é apenas silenciosa, quem nos explica é o juiz Thiago Paiva Dos Santos do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. 

O pedido de voto no dia da eleição configura o crime de boca de urna, que pode acarretar em detenção e multa de R$5 mil a R$15 mil aproximadamente. 

E os mesários podem ou não mostrar apoio a um candidato? 

Não é indicado, mas também não é proibido, conforme Rubiane Kreus, da Assessoria de Imprensa do TRE-PR. 

120 mil eleitores vão trabalhar nas eleições deste domingo, incluindo os mesários, que estarão na sessão eleitoral, e também pessoas voluntárias e convocadas para auxiliar nos locais de votação as pessoas com deficiência, idosos e os eleitores que precisarem de orientação.

E os partidos, como ficam as campanhas? O que eles podem fazer neste fim de semana? 

Os partidos devem interromper as campanhas até às 23h59 do sábado (29). No domingo, os partidos podem fiscalizar as eleições acompanhando o andamento dos trabalhos nos colégios eleitorais, garantindo a segurança e a confiabilidade de processo, como indica o juiz do TRE Thiago Paiva Dos Santos. 

Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo? 

Não há problema, já que o eleitor tem 60 dias para justificar o voto, como indica Guilherme Franca e Silva, da Coordenadoria das Promotorias Eleitorais do Ministério Público do Paraná. 

E quem fez o pedido de Voto em Trânsito, mas não foi viajar, pode votar?

Nesse caso, o eleitor não pode votar e deve justificar a ausência.

No último turno a gente registrou aqui na BandNews filas enormes, pessoas que esperaram várias horas para conseguir votar. Qual a previsão para este turno?

Neste domingo, não estão previstas filas já que, no Paraná, vota-se apenas para presidente neste segundo turno. Com isso é esperado que a votação acontece de forma mais rápida.

É possível votar sem o título de eleitor?

Para votar é preciso apenas um documento de identidade com foto. O Título de eleitor físico ou e-titulo ajuda na hora de encontrar a sessão mas não é indispensável para votar. São aceitos RG, carteira de motorista, inclusive a CNH digital, identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto. É possível votar só com o e-Título, se a sua foto estiver registrada.

Posso baixar o e-título no dia da votação?

Não. O e-título só está disponível para ser baixado até o dia anterior à eleição, sábado (29). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta que, caso você já tenha o e-Título, faça uma verificação prévia e mantenha o app atualizado. A maior parte dos problemas, segundo o TSE, costuma ser resolvida reinstalando o aplicativo. Mas isso também não deve ser deixado para a última hora, já que, no dia da eleição, não será possível resolver eventuais problemas com o uso do aplicativo.

Votos brancos e nulos podem mudar o resultado das eleições, se forem maioria por exemplo?

O próximo presidente será decidido por maioria de votos válidos, ou seja, votos brancos e nulos não contam para eleição.  A contabilização é feita pelos votos em um dos dois candidatos, o ex-presidente Lula e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro. Será eleito aquele que tiver pelo menos metade dos votos mais um.

Curitiba terá transporte coletivo gratuito neste segundo turno das eleições?

Segundo a Urbs, a entrada de graça será do primeiro ao último horário em todas as 254 linhas que operam na cidade. Os ônibus vão circular com o horário normal de domingo. A Linha Turismo e o sistema madrugueiro vão funcionar normalmente com pagamento de tarifa.

Quem tem prioridade de votação?

Uma série de pessoas tem prioridade de votação além dos idosos, principalmente aquelas que estão atuando no dia das eleições. Guilherme Franca e Silva, da Coordenadoria das Promotorias Eleitorais do Ministério Público do Paraná, conta quem são elas.

Qual horário de votação?

As sessões ficam abertas entre às 8h da manhã e às 5h da tarde, no horário de Brasília, em todo país. Neste domingo, não estão previstas filas já que, no Paraná, vota-se apenas para presidente neste segundo turno. O Tribunal Regional Eleitoral afirmou que as pessoas que já estiverem na fila até ás 17h vão receber uma senha para que consigam votar. 

Quem é obrigado a votar?

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.

Reportagem Amanda Yargas

Avatar

amanda.yargas

PR-433, na Lapa, passa por cascalhamento

PR-433, na Lapa, passa por cascalhamento

Serviço é feito pelo Departamento de Estradas de Rodagem

169 mil famílias podem trocar antenas parabólicas de forma gratuita

169 mil famílias podem trocar antenas parabólicas de forma gratuita

Os inscritos no programa CadÚnico podem solicitar a instalação

Cetran-PR determina correção de faixas de pedestres de Apucarana

Cetran-PR determina correção de faixas de pedestres de Apucarana

Ofício foi enviado à prefeitura após Senatran afirmar que modelo é irregular

Acidente com caminhonete deixa dois feridos na BR-376

Acidente com caminhonete deixa dois feridos na BR-376

Dois veículos de carga e dois veículos de passeio se envolveram no acidente