NacionalGeral

Eleições: propaganda no rádio e TV termina na quinta (29)

Apesar disso, nos dias que antecedem o pleito os candidatos ainda podem fazer campanha

 Eleições: propaganda no rádio e TV termina na quinta (29)

Foto: Elza Fiúza/ABr

Termina na quinta-feira (29) – três dias antes das eleições – a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Também acaba o prazo para propaganda política em reuniões públicas ou comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa. Além disso, é a data final para debates no rádio e TV.

Nos dias seguintes antes do pleito os candidatos ainda podem fazer campanha, porém, desde que sigam regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral. Na sexta (30), é o último dia para divulgação paga, na imprensa escrita, e reprodução, na internet, de jornal impresso, de anúncios de propaganda eleitoral. Já no sábado (1º), é a última oportunidade para propaganda com alto-falantes ou amplificadores de som, entre às 8h e às 22h. Também acaba o prazo, às 22h, para a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhados ou não por carro de som.

E no domingo (2), dia das eleições, é permitido manter no ar os sites, blogs e os perfis em redes sociais, veiculando os conteúdos publicados anteriormente. Além disso, manter as propagandas veiculadas durante a campanha, como os adesivos em veículos e bens particulares, é autorizado. Os eleitores podem ainda realizar manifestação isolada e silenciosa, que poderá votar usando camiseta com as cores do partido, botons, adesivos ou outros adereços que identifiquem sua preferência.

Agora, segundo a Justiça Eleitoral, não é permitida a utilização de alto-falantes, amplificadores de som e a promoção de comícios, passeatas ou carreatas. Além disso, é vedada a realização de propaganda de boca de urna, seja abordando os eleitores, seja distribuindo santinhos e outros materiais.

Confira o calendário completo dessa reta final:

30 de setembro – 2 dias antes

Último dia para divulgação paga, na imprensa escrita, e reprodução, na internet, de jornal impresso, de anúncios de propaganda eleitoral.

1º de outubro – 1 dia antes

Último dia para propaganda com alto-falantes ou amplificadores de som, entre às 8h e às 22h. Também acaba o prazo, às 22h, para a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhados ou não por carro de som ou minitrio.

2 de outubro – 1º turno das eleições

PODE

Manter no ar os sites, blogs e os perfis em redes sociais, veiculando os conteúdos publicados anteriormente.

Manter as propagandas veiculadas durante a campanha, como os adesivos em veículos e bens particulares. 

Manifestação isolada e silenciosa do eleitorado, que poderá votar usando camiseta com as cores do partido, botons, adesivos ou outros adereços que identifiquem sua preferência.

A divulgação, a qualquer momento, das pesquisas realizadas em data anterior à da eleição, para todos os cargos.

A divulgação, a partir das 17 horas, das pesquisas realizadas no dia da eleição referentes aos cargos de presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital.

O uso de crachás com o nome e a sigla do partido político ou da coligação.

NÃO PODE

Utilização de alto-falantes, amplificadores de som e a promoção de comícios, passeatas ou carreatas.

Arregimentação de eleitores e realização de propaganda de boca de urna, seja abordando os eleitores, seja distribuindo santinhos e outros materiais.

Divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos e seus candidatos.

Publicar novos conteúdos ou impulsionar qualquer conteúdo nas aplicações de internet.

leonardo.gomes

Números do Concurso 2544 da Mega-Sena

Números do Concurso 2544 da Mega-Sena

O prêmio principal do Concurso 2544 da Mega-Sena chega a R$ 65,4 milhões

Copa do Mundo: Churrasquinho e cerveja estão mais caros

Copa do Mundo: Churrasquinho e cerveja estão mais caros

Preços de alimentos e bebidas aumentaram um ano, segundo a FGV