Em 15 minutos, Curitiba registra o volume de chuva esperado para quase uma semana

 Em 15 minutos, Curitiba registra o volume de chuva esperado para quase uma semana

(Foto: Ana Flavia Silva/BandNews Curitiba)

(Foto: Ana Flavia Silva/BandNews Curitiba)

Pelo menos trezentas casas foram destelhadas no vendaval que atingiu Curitiba no começo da noite desta quarta-feira (18). Segundo a prefeitura, foram feitas solicitações de lona principalmente na Vila 29 de Outubro, no Caximba, e na Vila Calixto, no Umbará. Também houve destelhamento no Boa Vista, Portão e Cajuru. Ainda na Vila Calixto, no extremo sul de Curitiba, a Fundação de Ação Social distribuiu colchões e cobertores. Equipes do Meio Ambiente receberam ao menos 40 solicitações de quedas de galhos e árvores.

No Barreirinha, o tráfego foi bloqueado na Avenida Anita Garibaldi com a Rua União da Vitória. Outra árvore bloqueou a Rua Coronel Dulcídio, próximo a Rua Gutemberg, no Batel. A chuva ainda causou a erosão no asfalto da Rua Padre Camargo, esquina com a Avenida Agostinho Leão Junior, no Alto da Glória. O bloqueio parcial foi sinalizado pela Superintendência de Trânsito.

Segundo o Simepar, na estação localizada no Jardim das Américas, foram mais de 21 milímetros de chuva em apenas quinze minutos. Considerando a média histórica de setembro, divulgada pelo Climatempo, nesses quinze minutos, choveu o esperado para quase uma semana inteira. As rajadas de vento chegaram perto dos 65 quilômetros por hora. No Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região metropolitana da capital, o vento bateu 70 quilômetros por hora.

O assistente social Rafael Garcia afirma que ficou assustado com a chuva forte. Ele mora próximo à Padre Agostinho e diz que é a segunda vez que a região sofre com alagamentos.

Segundo a Copel, 40 mil unidades ficaram sem energia elétrica no começo da noite. As regiões mais afetadas foram Santa Felicidade, Tatuquara, Caximba e Pinheirinho.

O técnico em eletrônica Everaldo Neves estava dirigindo no momento do temporal. Ele afirma que nunca tinha passado por um sufoco tão grande.

O show que acontecia na Pedreira Paulo Leminski foi interrompido por causa do vendaval. A ventania chegou a levar objetos do palco. Em Campo Largo, na região metropolitana, a tempestade atingiu o Hospital do Rocio. Foram identificados alguns danos não estruturais, sobretudo no acabamento das áreas externas (em portas, janelas, placas e coberturas). Não houve prejuízo ao atendimento.

O telhado de um dos prédios do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná também foi danificado. A assessoria da instituição informou que o levantamento de possíveis danos só deve ser feito nesta quinta-feira (19).

Reportagem: Cleverson Bravo/Lorena Pelanda/Lenise Klenk

(Foto: Ana Flavia Silva/BandNews Curitiba)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.