Política

Em Curitiba, Bolsonaro volta a defender decreto que amplia porte de armas

 Em Curitiba, Bolsonaro volta a defender decreto que amplia porte de armas

(Foto: Lenise Klenk/BandNews FM)

(Foto Lenise Klenk/ BandNews FM)

Em Curitiba pela primeira vez desde que assumiu a Presidência da República, Jair Bolsonaro, do PSL, defendeu novamente nesta sexta-feira (10) o decreto que amplia o porte de armas. A constitucionalidade da medida está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF), ao mesmo tempo em que pareceres da Câmara e do Senado indicam que ela excede os limites legais.

Para Bolsonaro, o decreto está no limite da lei e atende à vontade popular. Depois de passar por Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, o presidente participou de uma cerimônia de adesão do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul ao Centro Integrado de Inteligência de Segurança Regional Sul, inaugurado ainda no governo Temer. Encerrada a cerimônia sem pronunciamento do presidente, Bolsonaro quebrou o protocolo e decidiu falar. Ele enalteceu a ampliação do porte de armas, que disse não ser uma política de segurança pública, mas um direito individual.

O presidente afirma que o índice de violência foi reduzido no primeiro trimestre deste ano no país.

Bolsonaro desqualificou as críticas ao decreto que amplia o porte de arma de fogo. Também voltou a defender o excludente de ilicitude para que policiais armados possam reagir contra quem esteja à margem da lei.

O presidente viajou pelo Paraná acompanhado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que também discursou, mas não mencionou o decreto que amplia o porte de armas ou a transferência do Coaf para o Ministério da Economia. Moro disse que a integração entre as forças de segurança é uma maneira de fazer melhor com os recursos disponíveis.

O Centro Integrado de Inteligência de Segurança Regional Sul deve agregar cerca de 70 bases de dados das agências de inteligência e de segurança pública do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No começo de dezembro de 2018, o então ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, inaugurou a estrutura na capital paranaense, que foi a primeira de cinco unidades regionais previstas para o país.

O Paraná foi escolhido para abrigar um dos centros principalmente pela existência de uma Tríplice Fronteira no estado e por ser uma região onde se detecta a ação de facções criminosas.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia