Em Curitiba, mais de três mil doses de vacina contra sarampo e pólio são aplicadas em segundo Dia D

 Em Curitiba, mais de três mil doses de vacina contra sarampo e pólio são aplicadas em segundo Dia D

Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Unidades de saúde de Curitiba abertas neste sábado (1.º) distribuíram 3.360 doses das vacinas contra sarampo e poliomielite. O número corresponde a um levantamento preliminar da Secretaria Municipal da Saúde com informações recolhidas até as 15h. A campanha nacional, que se encerraria na sexta-feira (31), foi prorrogada e teve um novo Dia D para reforçar a vacinação nos municípios que não atingiram a meta de imunizar 95% das crianças de 12 meses até quatro anos. Onze unidades de Curitiba ficaram abertas neste sábado (1.º).

O Ministério da Saúde optou por imunizar mesmo as crianças que já estão com o esquema vacinal completo, levando em conta o contexto epidemiológico de baixa cobertura. Os profissionais da Saúde de Curitiba aplicaram 1.324 doses da Vacina Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) em crianças de 1 a 4 anos. Outras 365 doses foram aplicadas em pessoas entre 5 e 49 anos no Segundo Dia D da campanha. A vacina contra a poliomielite, que é a “da gotinha”, foi aplicada em 1.671 crianças do público prioritário.

Curitiba tem 87.552 crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, das quais 82% (71.480) foram vacinadas durante a campanha contra poliomielite e 76% (66.627) contra sarampo. Na capital paranaense, o objetivo da campanha foi manter a cobertura alta das vacinas para reduzir o risco de reintrodução das doenças. A cobertura de rotina da vacina Tríplice Viral na cidade é de 95,8%, e, contra a poliomielite, de 92,9%. Mesmo com o encerramento da campanha nacional de vacinação, as vacinas continuam disponíveis para quem segue a rotina regular.

A vacina contra a poliomielite deve ser administrada em duas doses. A primeira, aos 15 meses e a segunda dose, com 4 anos. Para a tríplice viral, a recomendação é que as pessoas com até 29 anos tenham na carteira de vacinação duas doses. Quem tem entre 30 e 49 anos deve ter, ao menos, uma dose da vacina tríplice viral.

Se a pessoa não tiver tomado as doses recomendadas ou não souber se tomou ou não, a recomendação é procurar uma unidade de saúde para orientações. As vacinas podem ser aplicadas segunda a sexta-feira, em horário comercial, nas 110 Unidades de Saúde de Curitiba. É preciso apresentar um documento de identificação e é recomendável levar a carteira de vacinação.

Reportagem: Lenise Klenk

Foto: Joel Rocha/SMCS
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem