Em Curitiba, Marcos Pontes afirma que INPE deve continuar monitorando desmatamento na Amazônia

 Em Curitiba, Marcos Pontes afirma que INPE deve continuar monitorando desmatamento na Amazônia

(Foto: Ana Flavia Silva/BandNews Curitiba)

(Foto: Ana Flavia Silva/BandNews Curitiba)

Em visita à Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, disse que o presidente Jair Bolsonaro tem total acesso às informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, e que acessar os dados antes da divulgação não significa alterá-los.

A fala do ministro é uma resposta ao presidente que, no início da semana, afirmou que não pode ser pego de surpresa com as informações divulgadas pelo Instituto e que quer receber os dados antes de o material se tornar público.

O Ibama lançou nesta semana um edital para contratar uma empresa privada para monitorar o desmatamento na Amazônia. A decisão veio depois de uma série de críticas do presidente aos dados que atualmente são captados pelo Inpe. O episódio levou à exoneração do diretor do instituto, Ricardo Galvão, no início do mês.

O ministro, no entanto, ameniza a situação, garante que o Instituto continuará atuando e afirma que vai participar da audiência pública aprovada pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) para discutir o futuro do órgão.

O ministro falou ainda sobre a privatização de nove estatais anunciadas pelo governo federal – entre elas os Correios, que fazem parte da pasta administrada por ele.

Marcos Pontes veio a Curitiba a convite do deputado estadual Emerson Bacil (PSL). O ministro participou de reuniões com empresários, industriais e entidades ligadas à tecnologia no estado e recebeu o título de cidadão honorário na Assembleia Legislativa do Paraná.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem