Política

Em depoimento, delator da Operação Quadro Negro diz que esquema de desvio de recursos beneficiou Richa e outros políticos

 Em depoimento, delator da Operação Quadro Negro diz que esquema de desvio de recursos beneficiou Richa e outros políticos

(Foto: Arnaldo Alves / ANPr.)

Principal delator da Operação Quadro Negro, o dono da construtora Valor, Eduardo Lopes de Souza, confirmou em depoimento à Justiça Estadual que o esquema de desvio de recursos de obras em escolas estaduais do Paraná beneficiou uma série de políticos, incluindo o ex-governador Beto Richa, do PSDB. Souza afirmou ter efetuado pagamentos de propina, inclusive antecipando repasses para a campanha de Richa ao Senado neste ano.

O empresário confirmou ainda ter financiado, com o esquema, parte da campanha à reeleição do ex-governador em 2014. No final do ano passado, Lopes de Souza fechou um acordo de colaboração premiada, homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e passou a ajudar nas investigações. Em função disso, a 9.ª Vara Criminal de Curitiba convocou uma audiência para ouvir novamente o empresário na ação que apura os crimes relacionados à Quadro Negro.

O processo corre em segredo de Justiça e tem 15 réus, todos sem foro privilegiado. Mas trechos do depoimento do empresário foram divulgados pela RPC TV nesta segunda-feira (15).  Outros inquéritos tratam do mesmo caso e tramitam em outras instâncias por conta do envolvimento de políticos com prerrogativa de foro. No novo interrogatório, Souza reafirmou o que havia dito na delação homologada pelo ministro relator do processo no STF, Luiz Fux.

Por meio da assessoria de imprensa, o PSDB e o ex-governador Beto Richa informaram que não vão comentar o assunto porque o processo tramita em sigilo. A investigação apura desvios de R$ 20 milhões da construção e reforma de escolas estaduais. No depoimento, o delator contou que houve pagamento de propina para assessor do deputado federal Valdir Rossoni (PSDB), Gerson Nunes, relacionado a obras em Bituruna, no sudeste do Paraná. Souza também afirmou que chegou a dar dinheiro, em 2014, para ajudar em campanhas futuras do ex-governador Beto Richa (PSDB).

O advogado Cid Campelo, que defende o deputado Valdir Rossoni e o assessor Gerson Nunes, diz que todas as acusações são mentirosas. Na conta que mantém no Facebook, o deputado Rossoni anunciou que vai prestar depoimento na próxima quinta-feira (17), às 14h, em Curitiba, e que espera que o Ministério Público autorize a presença da imprensa para transmissão do depoimento. Numa menção ao delator, Rossoni diz que a palavra de uma pessoa que descumpre a lei não pode prevalecer.

Apenas um réu ainda precisa ser ouvido no processo. É o ex-diretor da Secretaria de Estado da Educação Maurício Fanini, que foi preso em setembro do ano passado e transferido de Curitiba para Brasília no começo deste mês. Ele também foi citado pelo empresário Eduardo Lopes de Souza como uma das pessoas ligadas ao ex-governador encarregadas da arrecadação de dinheiro para a campanha de reeleição de Richa. Fanini será ouvido por carta precatória. O depoimento é considerado estratégico porque ele também decidiu colaborar com as apurações e agora aguarda a homologação do acordo de delação premiada.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário