Em meio à insegurança e tráfico de drogas, coletivo faz reforma na Praça de Bolso

 Em meio à insegurança e tráfico de drogas, coletivo faz reforma na Praça de Bolso

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Curitiba)

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Curitiba)

Um movimento coletivo realizou um restauro na Praça de Bolso do Ciclista, no Centro de Curitiba. Inaugurada no fim de 2014, o local já se encontrava depredado e o movimento “Talento Coletivo” reuniu cerca de 30 pessoas para fazer ações de manutenção na praça, construída, na época, em uma parceria da Prefeitura com os próprios cidadãos.

De acordo com Claudio Celestino, que colaborou com a ação e coordenou a pintura de grafite, apesar de o local ser novo, o comportamento dos frequentadores exigiu uma ação de reformas.

Claudio disse que uma das ideias da Praça de Bolso era integrar toda a população que passasse pelo Centro de Curitiba. No entanto, o conhecido movimento de traficantes na região acaba assustando outros interessados em comparecer a praça, como crianças e famílias.

No ano passado, um comerciante que tinha um restaurante na região saiu da cidade após ser ameaçado pelos traficantes. Claudio falou que o movimento do tráfico persiste na região, mas que o perfil dos consumidores mudou desde que a praça foi construída.

O vereador Goura Nataraj, do PDT, que na época foi um dos idealizadores da Praça de Bolso, disse que os cidadãos devem ter consciência de que a manutenção da Praça não é apenas papel do dever público, mas também dos frequentadores

Sobre segurança, Goura disse que os trabalhos da polícia para controlar o tráfico de drogas ainda são superficiais. O vereador disse que é necessário realizar um trabalho de inteligência na região


Em nota, o 12º Batalhão de Polícia Militar informa que faz o patrulhamento no local em questão por meio da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta (ROCAM), inclusive com a aplicação do Pelotão Comunitário, que reforça o policiamento nos arredores das praças da região Central.

Cabe informar que a responsabilidade pelo local é da Guarda Municipal, já que o espaço é do município, no entanto, a Polícia Militar, se acionada, não se furta em atender ocorrências no local. A comunidade pode auxiliar na segurança pública fazendo denúncias e repassando informações e características de suspeitos pelo telefone 190.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem