Em noite com temperaturas mais baixas, 1.303 pessoas em situação de rua são acolhidas

 Em noite com temperaturas mais baixas, 1.303 pessoas em situação de rua são acolhidas

Foto: Ricardo Marajó/FAS

Mais de 1.300 pessoas em situação de rua foram acolhidas em abrigos municipais entre a noite de ontem (terça-feira, 10) e madrugada de hoje (quarta-feira, 11) em Curitiba.

Segundo a Fundação de Ação Social (FAS), 277 pessoas procuraram atendimento de forma espontânea e outras 119 pessoas foram encontradas nas ruas pelas equipes de abordagem e levadas para as 27 unidades – oficiais e parceiras – mantidas para abrigar essa população.

Apesar das temperaturas mais baixas e possibilidade de chuva, 11 pessoas se recusaram a seguir com as equipes. Para que pudessem ficar aquecidas, receberam cobertores. Durante toda a noite e madrugada, as equipes da FAS fizeram 140 abordagens. Foram 110 solicitações de atendimento feitas à Central 156, mas em 33 situações as equipes estiveram nos endereços indicados, mas já não havia mais ninguém no local. Por estar debilitada, uma pessoa foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outra precisou de atendimento do Samu.

Com a previsão de temperaturas mais baixas também na próxima noite, a FAS manterá ações intensificadas nesta quarta-feira (11) para ofertar atendimento à população de rua. O trabalho acontece sempre que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 9ºC e tem o objetivo de evitar o risco de hipotermia. Além dos atendimentos feitos pelas equipes, a população também pode ajudar a proteger as pessoas em situação de rua.

A orientação é que quem ver uma pessoa em condições de risco entre em contato por meio da Central 156 ou pelo aplicativo Curitiba 156.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem