Em passagem por Curitiba, Osmar Terra diz que não vê problemas no cancelamento da exoneração de servidores da Funarte

 Em passagem por Curitiba, Osmar Terra diz que não vê problemas no cancelamento da exoneração de servidores da Funarte

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O ministro da Cidadania Osmar Terra disse que não vê problemas no cancelamento da exoneração de 19 servidores da Funarte, a Fundação Nacional de Artes. Os servidores são subordinados ao diretor do Centro das Artes Cênicas, Roberto Alvim, que recentemente fez ofensas a atriz Fernanda Montenegro, o que provocou reação da classe artística em defesa da atriz.

O grupo tinha sido dispensado no dia 4 de outubro. Mas, cinco dias depois do desligamento, o Diário Oficial da União publicou novas portarias que cancelaram as exonerações.  O ministro esteve em Curitiba nessa sexta-feira para participar da quarta Reunião dos Ministros da Cultura do BRICS.  

Segundo, Osmar Terra, a direção do Funarte não tinha novos nomes para indicar aos cargos e por isso ele manteve os funcionários atuais.  

Osmar Terra também comentou as mensagens do presidente Jair Bolsonaro divulgadas pelo deputado Alexandre Frota. No conteúdo do áudio vazado, o chefe de estado faz críticas ao ministro. O deputado, agora rompido com o governo, afirma que Osmar Terra foi uma imposição do MDB e indicação do ex-presidente Michel Temer.

Frota divulgou uma ligação que recebeu de Bolsonaro na época em que se discutia quem assumiria a pasta.

O ministro minimizou a polêmica com o presidente, negou que tenha sido indicado pelo MDB, e afirmou que Frota age dessa forma porque queria muitos cargos nessa área:

Participaram do evento em Curitiba representantes da Rússia, Índia, China e África do Sul. Por iniciativa brasileira, está sendo preparada uma carta de intenções para fortalecer a cooperação entre os países do BRICS no âmbito da economia criativa.

Segundo o ministro Osmar Terra, o turismo vai ter ganho com o programa desde que as relações bilaterais sejam melhoradas.

Um dos setores que mais cresce no mundo, a economia criativa engloba áreas que abrangem e ultrapassam a produção de bens e serviços culturais. No Brasil, segundo dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, o PIB Criativo representou 2,61% de toda a riqueza gerada em território nacional em 2017, o equivalente a R$ 171 bilhões. O setor gerou 837 mil postos de trabalho formais naquele ano.

O secretário de Comunicação Hudson José acredita que receber eventos como esse ajuda a consolidar o Paraná como um pólo da Cultura. 

Este ano, o Brasil está na presidência rotativa do BRICS e tem a responsabilidade de conduzir reuniões e organizar eventos oficiais. O encontro acontece no Paraná por causa da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, que segue até março do ano que vem e conta com a participação de artistas dos países do bloco.

Reportagem: Felipe Harmata/Angelo Sfair/Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem