Empreendedoras buscam inovação durante período de crise gerado pela pandemia

 Empreendedoras buscam inovação durante período de crise gerado pela pandemia

photo-1553028826-ccdfc006d078

Mulheres comandam 34% das empresas paranaenses. Ao todo, são 549 mil 572 empreendedoras no estado. E, além de gerenciar seus próprios negócios, 47% das empresárias paranaenses também são chefes de domicílio. Esses dados são da pesquisa “Empreendedorismo Feminino no Brasil”, realizada pelo Sebrae. O estudo traz o perfil das empresárias brasileiras até o terceiro bimestre de 2020, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).  Durante a pandemia, muitas empreendedoras sofreram com os impactos da crise econômica.

De acordo com a coordenadora do programa estadual de empreendedorismo feminino do Sebrae Paraná, Dianalu Almeida, as mulheres se sobrecarregaram ainda mais com tarefas domésticas.

Porém, muitas ainda buscaram inovação e recorreram aos meios digitais para conseguirem continuar investindo em seus negócios.

Gislaine Queiroz trabalhava no setor de eventos antes da pandemia. A área foi completamente afetada e ela precisou se reinventar. Gislaine começou a fazer entregas com sua moto em Curitiba e região metropolitana. Além da crise, ela reparou que poucas mulheres faziam entregas. Chamou sua sócia Eliceia Dalprá e juntas começaram o negócio, chamado Única Entrega.

O importante foi começar a entender quais as demandas que as entregas precisam atender e como oferecer um serviço cuidadoso aos clientes.

No Paraná, 18% das mulheres empreendedoras também são empregadoras. Este número representa a terceira maior proporção do país. Segundo os dados do Sebrae, dos 25 milhões e 600 mil de donos de negócio no Brasil, 33,6%, ou seja, 8 milhões e 600 mil, eram liderados por mulheres em 2020. No ano anterior, a presença feminina era maior, correspondia a 34,5% do total de empreendedores.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem