Emprego: Paraná tem o pior mês de maio desde 2016

 Emprego: Paraná tem o pior mês de maio desde 2016

Foto: Josue Isai Ramos Figueroa/UnsPlash

Foto: Josue Isai Ramos Figueroa/UnsPlash

Puxado pelo setor da construção civil, o Paraná terminou maio com um saldo positivo na criação de empregos. Somando contratações e demissões de todos os setores, no entanto, o crescimento foi de apenas 1.431 vagas formais no período. Este foi o pior mês de maio para a criação de empregos dos últimos três anos.  Considerando os dados divulgados pelo Ministério da Economia desde 2009, o índice só foi melhor do que os registrados nos anos de 2015 e 2016.

O Paraná segue uma tendência nacional. Regionalmente, o resultado foi melhor do que os de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que tiveram retração em maio. Por isso, a economista Suelen Glinski, do Departamento do Trabalho da Secretaria da Justiça, vê o resultado como positivo. Segundo ela, o Paraná vem mantendo uma curva de crescimento desde o segundo semestre de 2018:

Nos primeiros cinco meses de 2019, quase todos os setores da economia paranaense registraram um saldo positivo na criação de empregos. A única exceção é extrativa vegetal, que recuou 0,76%. Quem vem alavancando os números no Paraná é a construção civil. O setor abriu quase sete mil vagas desde o início do ano, o que representa um aumento porcentual de 5,78%. Parte desse resultado é resultado das vagas abertas para a construção da Klabin, que constrói uma nova unidade industrial em Ortigueira, nos Campos Gerais.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba