Qualquer tipo de negócio só prospera se tiver público-alvo.
Abrir um negócio é o sonho de 60% dos brasileiros. Ou seja, de cada 10 pessoas, seis gostariam de ter a sua própria empresa, segundo aponta a última pesquisa GEM feita pelo Sebrae e Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.
Agora, uma dúvida que vem crescendo entre os futuros empreendedores é se devem abrir um negócio onde já existem várias empresas disputando o mercado ou colocar em prática uma nova ideia.
O que o empreendedor não pode esquecer, é que abrir uma empresa é um momento muito especial. Eu conversei com consultores empresariais e eles me explicaram que quando se trata de um negócio inovador, é essencial que o mercado seja receptível e compre a proposta. Ou seja, qualquer que seja a ideia de negócio, o primeiro passo é encontrar o seu público-alvo. Por exemplo, se existem pessoas dispostas a pagar pelo produto ou serviço, então este é um bom indicador de que a ideia pode fazer sucesso.
Outro item que não pode ser esquecido é que mais do que ter uma boa ideia de negócio, é preciso garantir que ele é capaz de resolver um problema do cliente. E esse problema não precisa ser algo que ninguém mais esteja enfrentando, mas também pode ser um problema que ninguém lidou com eficácia.
Vamos pegar como exemplo o Uber, que revolucionou a maneira como pensamos em ir e vir. No século 17 e 18 a forma como as pessoas se deslocavam eram carruagens puxadas a cavalo para aluguel particular. Já no século XX era possível chamar um táxi para fazer a locomoção dentro da cidade. O que os criadores do Uber encontraram foi uma maneira mais fácil de colocar o transporte em prática. Eles viram uma oportunidade de aproveitar as novas tecnologias para fornecer uma solução nova e eficaz para um problema existente na área de transporte.
A validação é o processo de testar e a ideia de negócio antes da abertura da empresa. Trata-se de um artifício usado para avaliar a recepção do público e entender melhor o potencial que essa ideia tem de fazer sucesso no mercado.
Outro passo importante para validar uma ideia de negócio é ouvir o seu público. Após conduzir uma pesquisa de mercado, deve-se agendar entrevistas com alguns dos potenciais clientes para compreender melhor a percepção sobre a ideia de negócio e se estariam dispostos a comprar da empresa e quanto pagariam pelo produto.
Mas, o que levará os clientes a comprarem da sua empresa? Essa é uma pergunta chave no processo de validação de uma ideia de negócio. O empreendedor que for capaz de responder, certamente estará mais perto de uma avaliação eficiente.
Por fim, qualquer empresa de sucesso precisa ter uma proposta de valor, que representa os ganhos esperados que um cliente receberia ao usar seu produto. Ao compreender melhor a proposta de valor, pode-se descobrir se realmente possui um produto ou serviço do interesse do público. E é exatamente isso que todo empreendedor precisa, se deseja criar uma empresa de sucesso.