Empresa curitibana instala painéis solares e tem uma redução de até 95% na conta de energia

WhatsApp-Image-2021-04-07-at-14 46 32
Foto: divulgação

O Paraná é o 5º estado brasileiro com a maior capacidade de geração de energia solar, com 285,3 MW de potência instalada, o que representa 5,8% da energia produzida no país. O estado fica atrás do Mato Grosso (7,4%), Rio Grande do Sul (12,3%), São Paulo (12,5%) e Minas Gerais (18,1%). Em um ano, o Paraná passou de 205,6 para 285,3 MW, segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar). Em março de 2021, a capacidade de geração no Brasil chegou a 8 GW, enquanto, em 2017, esse número era de 1.1 GW.

Ou seja, uma alta de 800% em 4 anos. Para reduzir os gastos com energia, uma loja especializada em equipamentos para caminhões, em Curitiba, resolveu instalar painéis solares. Com isso, em um ano de operação, os gastos com energia caíram 95%, indo de R$ 3.000,00 para apenas R$ 200, com pagamento basicamente das taxas de iluminação pública.

O sócio proprietário da Entec, empresa especializada em sistemas de energia fotovoltaica, Tiago Sarneski, explica como funciona o processo fotovoltaico.

A empresa em que Tiago trabalha registrou um aumento de 1.000% nos interessados por soluções, principalmente, durante o 2º semestre de 2020. Em janeiro deste ano, foram 49 instalações e, no decorrer do ano, a empresa acredita que esse número aumente 3 vezes, chegando a 150 instalações por mês. Tiago conta que o crescimento do mercado se deve, principalmente, à grande economia que o sistema fotovoltaico apresenta para o brasileiro.

A energia fotovoltaica é gerada com a instalação de uma central que transforma a luz solar em energia elétrica, a partir da captação realizada por painéis solares. Essas “micro” usinas podem ser instaladas em residências (no Brasil, 74% dos sistemas instalados), comércio (16%), zona rural (7%) e industrial (2,5%), substituindo a necessidade de uso da eletricidade “convencional”, aquela que chega pela rede elétrica pública.

Reportagem: Fernanda Scholze

Digiqole ad

Band News Curitiba - 96,3 FM

Greve na Renault é encerrada após 16 dias

Greve na Renault é encerrada após 16 dias

Trabalhadores aceitaram proposta que contempla mudanças na PLR e recomposição salarial

Criadouro de Onça Pintada recebe Selo Amigo da Fauna

Criadouro de Onça Pintada recebe Selo Amigo da Fauna

Área de 132 hectares abriga atualmente cerca de 2.500 animais de 180 espécies

Caminhoneiros e pessoas com deficiência podem ser imunizados contra gripe

Caminhoneiros e pessoas com deficiência podem ser imunizados contra gripe

O atendimento para esse público será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Dez unidades de saúde abrem neste sábado para atendimentos respiratórios

Dez unidades de saúde abrem neste sábado para atendimentos respiratórios

A medida ajuda a deixar as Unidades de Pronto Atendimento para atendimentos de casos graves.