Empresa curitibana instala painéis solares e tem uma redução de até 95% na conta de energia

WhatsApp-Image-2021-04-07-at-14 46 32
Foto: divulgação

O Paraná é o 5º estado brasileiro com a maior capacidade de geração de energia solar, com 285,3 MW de potência instalada, o que representa 5,8% da energia produzida no país. O estado fica atrás do Mato Grosso (7,4%), Rio Grande do Sul (12,3%), São Paulo (12,5%) e Minas Gerais (18,1%). Em um ano, o Paraná passou de 205,6 para 285,3 MW, segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar). Em março de 2021, a capacidade de geração no Brasil chegou a 8 GW, enquanto, em 2017, esse número era de 1.1 GW.

Ou seja, uma alta de 800% em 4 anos. Para reduzir os gastos com energia, uma loja especializada em equipamentos para caminhões, em Curitiba, resolveu instalar painéis solares. Com isso, em um ano de operação, os gastos com energia caíram 95%, indo de R$ 3.000,00 para apenas R$ 200, com pagamento basicamente das taxas de iluminação pública.

O sócio proprietário da Entec, empresa especializada em sistemas de energia fotovoltaica, Tiago Sarneski, explica como funciona o processo fotovoltaico.

A empresa em que Tiago trabalha registrou um aumento de 1.000% nos interessados por soluções, principalmente, durante o 2º semestre de 2020. Em janeiro deste ano, foram 49 instalações e, no decorrer do ano, a empresa acredita que esse número aumente 3 vezes, chegando a 150 instalações por mês. Tiago conta que o crescimento do mercado se deve, principalmente, à grande economia que o sistema fotovoltaico apresenta para o brasileiro.

A energia fotovoltaica é gerada com a instalação de uma central que transforma a luz solar em energia elétrica, a partir da captação realizada por painéis solares. Essas “micro” usinas podem ser instaladas em residências (no Brasil, 74% dos sistemas instalados), comércio (16%), zona rural (7%) e industrial (2,5%), substituindo a necessidade de uso da eletricidade “convencional”, aquela que chega pela rede elétrica pública.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

No dia 24 de março, o MP denunciou outro morador de Curitiba por tentativa de

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Iniciativa do Lions Clube Curitiba Batel juntará recursos para projeto social