COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Eleições e Copa do Mundo movimentam negócios no último trimestre do ano

 Empresários paranaenses estão otimistas com seus negócios

Empresária Heloisa Garret – Foto: divulgação

Eleições e Copa do Mundo além de mobilizarem toda a população, historicamente também se refletem nos números da economia e dos negócios.  Neste ano, em que a competição de seleções de futebol acontecerá mais perto do fim do ano, a expectativa de movimentação de negócios tende a ser ainda maior, já que o evento esportivo coincidirá com a Black Friday, que está se tornando uma das datas comerciais mais importantes do varejo.

Eu conversei com a presidente da unidade regional do Sistema Lide do Paraná, a jornalista e empresária Heloisa Garret, e ela me disse que os empresários paranaenses estão bastante otimistas em relação aos seus negócios neste último trimestre do ano. Segundo a líder do grupo que conta com 400 filiados no Estado, as empresas continuam contratando, o faturamento está crescendo e grandes marcas estão anunciando investimentos.

Na avaliação de Heloisa Garret, independentemente do resultado das eleições, as empresas do Paraná continuarão investindo, crescendo e gerando empregos. A presidente regional do Lide acredita que qualquer um dos candidatos que for eleito presidente da República não sairá fora da curva para não colocar o País em risco.

Ainda em relação ao Paraná, de acordo com a The Economist Intelligence Unit, o estado é o segundo mais competitivo do Brasil e tem o segundo melhor ambiente de negócios e investimentos do país. Nesse sentido, o objetivo do Lide, que está completando dez anos aqui, é construir uma agenda positiva para fortalecer ainda mais a economia local.

Heloisa me disse que o potencial de crescimento das empresas da região é imenso. Por isso, o Lide vem promovendo oportunidades de investimento, encontrando alianças estratégicas para novos negócios e, inclusive, já realizou uma missão comercial para Dubai e outras duas estão programadas para a Europa e Estados Unidos.  

E por fim, além de dobrar o número de filiados, outra iniciativa recente da entidade foi a viabilização da Casa Lide. Localizada no Batel, o local funciona como um espaço de negócios exclusivos para que os paranaenses dinamizem as conexões empresariais.

Confira a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin