Empresas de patinetes mantêm diálogo com Prefeitura de Curitiba sobre possível proibição dos veículos nas calçadas

 Empresas de patinetes mantêm diálogo com Prefeitura de Curitiba sobre possível proibição dos veículos nas calçadas

(Foto: Glaucyah Dizula/BandNews Curitiba)

(Foto: Glaucyah Dizula/BandNews Curitiba)

As empresas que alugam patinetes elétricos em Curitiba já se preparam para a regulamentação do equipamento na cidade. A prefeitura de Curitiba anunciou ontem que estuda proibir a circulação e o estacionamento dos patinetes nas calçadas. A medida ainda depende de sanção do prefeito Rafael Greca. As empresas Yellow e Grin, que alugam os equipamentos, disseram que estão em diálogo com o poder público sobre o tema. Elas afirmam ser a favor de “uma regulamentação benéfica tanto para usuários quanto para não-usuários dos patinetes”. Mas não quiseram se posicionar sobre a possível proibição dos veículos nas calçadas.

A Yellow e a Grin aguardam a publicação oficial do decreto do prefeito, que deve acontecer até meados de maio. Segundo a superintendente de trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, a lei de mobilidade urbana dá prioridade ao pedestre, e proibir a circulação dos patinetes na calçada é uma tendência que vem ocorrendo em outras cidades.

Ouvintes da Bandnews se posicionaram sobre o tema ao longo do dia. O motorista Alexandre Cruz se queixa de que muitos usuários deixam patinetes em locais imprudentes nas calçadas, andam em meio aos carros, e se preocupa com o risco de acidentes.

Já o técnico Evandro Pereira questiona se a regulamentação não vai dificultar o uso de um meio de transporte que, na prática, alivia o trânsito e os ônibus da cidade.

Para o administrador de empresas Mauricio de Oliveira Pinheiro, é preciso educar os cidadãos, em vez de pensar em regulamentação. O ouvinte defende que a solução mais inteligente para Curitiba é que os patinetes compartilhem, sim, as calçadas da cidade.

A minuta da regulamentação foi enviada ao prefeito Rafael Greca, a quem cabe aprovar e assinar o decreto. Isso deve ocorrer até meados deste mês.

Reportagem: Estelita Carazzai

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem