ParanáEconomia

Endividamento cresce e atinge maior nível em 12 anos

Pesquisa da Fecomércio aponta que mais de 96% dos paranaenses têm algum tipo de dívida

 Endividamento cresce e atinge maior nível em 12 anos

Foto: reprodução/ pixabay

O endividamento atinge mais de 96% dos paranaenses – o maior nível em 12 anos, segundo pesquisa apurada em novembro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Fecomércio PR. Índice semelhante foi registrado apenas em agosto de 2011.

Veja mais:

Em outubro, a parcela de endividados era de 95,8% no estado. No contexto nacional, o percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer recuou 0,3 ponto percentual (p.p.) em novembro de 2022, alcançando 78,9% do total das famílias brasileiras.

Apesar do alto índice de endividamento, os paranaenses possuem boas condições de pagamento das dívidas: 24% estavam com as contas atrasadas, enquanto a média nacional de inadimplência foi 30,3%. E os paranaenses sem condições de quitar os débitos correspondiam a 8,2% em novembro, ante 10,9% na média brasileira.

As famílias com renda acima de dez salários mínimos foram as mais endividadas, com 96,4%, e também foi entre elas que ocorreu a maior alta mensal, uma vez que em outubro 95,2% possuíam dívidas. Nesta faixa de rendimentos, 16,1% dos endividados estavam com as contas atrasadas e 4,8% não tinham condições de pagá-las. Já entre as famílias de menor renda, o endividamento ficou na casa dos 96,1% em novembro, ante 95,9% em outubro.

Por outro lado, a inadimplência caiu na variação mensal, ao passar de 26,1% em outubro para 25,7% no mês passado. As famílias sem condições de pagar as dívidas em atraso permaneceram em 9,1%.

O cartão de crédito continua concentrando a maior parte das dívidas, com 85,4%. A pesquisa apurou, ainda, aumento na utilização do cartão para compras em novembro, motivadas pela Black Friday, que tem a internet como principal canal e o cartão de crédito uma das formas mais utilizadas para pagamento. O financiamento de veículo concentrou 8,5% das dívidas dos paranaenses em novembro e o financiamento imobiliário, 6,5%.

Confira um gráfico com os tipos de dívidas:

Gráfico: Fecomércio-PR

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Tempo instável perde força no Paraná nesta quinta

Tempo instável perde força no Paraná nesta quinta

Curitiba tem máxima de 20ºC, segundo o Simepar.

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

Vagas são para atuar em oito cidades do Brasil e também para trabalho remoto

Dia do Menor Aprendiz: jovens compartilham experiências

Dia do Menor Aprendiz: jovens compartilham experiências

Pessoas de 14 a 24 anos podem participar do programa

Polícia vai indiciar três pessoas por desabamento de supermercado

Polícia vai indiciar três pessoas por desabamento de supermercado

Investigações apontam que os profissionais da construção, em Pontal do Paraná, foram negligentes