Endividamento se mantém estável no Paraná

 Endividamento se mantém estável no Paraná

Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

89,2% das famílias paranaenses tinham algum tipo de dívida no mês de novembro. O dado é da pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Fecomércio. O percentual é um pouco menor que o de outubro, quando 89,5% dos paranaenses estavam endividados.

Desde agosto o endividamento se mantém estável no Paraná, mas ainda assim o Estado lidera o ranking de endividados no país, seguido pelo Distrito Federal, com 79,5% das famílias endividadas e por Santa Catarina, com 78%. A média nacional de endividamento ficou em 60,3% no mês passado. A parcela de endividados com contas em atraso aumentou na comparação com outubro, passando de 25,9% para 27,5% em novembro.

Por outro lado, a proporção de famílias que não terão condições de pagar seus débitos baixou de 10,1% em outubro para 9,9% em novembro. Segundo a coordenadora de pesquisa da Fecomércio, Priscila Andrade, a inadimplência baixou em novembro. Considerada como o atraso superior a 90 dias, esse indicador passou de 52,5% dentre as famílias com contas em atraso em outubro, para 50,3% em novembro.

O endividamento continua sendo maior entre as famílias com renda superior a dez salários mínimos, com 94,1%, ante 88,2% entre as famílias de menor renda. O cartão de crédito concentra a maior parte das dívidas, com 72,5%. Esse método de pagamento teve maior utilização em novembro, em função da Black Friday.

O financiamento de veículo aparece como segunda maior causa de endividamento, com 8,9%, seguido pelo financiamento imobiliário, com 8%. O crédito pessoal corresponde a 3,1% das dívidas dos paranaenses; os carnês por 2,8%, e o crédito consignado por 2,6%.

Reportagem: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Equipamentos recebem na próxima semana primeira grande atualização do sistema

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

O montante deve ser usado para a realização de reformas e melhoras de acessibilidade

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense