Endividamento se mantém estável no Paraná

 Endividamento se mantém estável no Paraná

Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

89,2% das famílias paranaenses tinham algum tipo de dívida no mês de novembro. O dado é da pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Fecomércio. O percentual é um pouco menor que o de outubro, quando 89,5% dos paranaenses estavam endividados.

Desde agosto o endividamento se mantém estável no Paraná, mas ainda assim o Estado lidera o ranking de endividados no país, seguido pelo Distrito Federal, com 79,5% das famílias endividadas e por Santa Catarina, com 78%. A média nacional de endividamento ficou em 60,3% no mês passado. A parcela de endividados com contas em atraso aumentou na comparação com outubro, passando de 25,9% para 27,5% em novembro.

Por outro lado, a proporção de famílias que não terão condições de pagar seus débitos baixou de 10,1% em outubro para 9,9% em novembro. Segundo a coordenadora de pesquisa da Fecomércio, Priscila Andrade, a inadimplência baixou em novembro. Considerada como o atraso superior a 90 dias, esse indicador passou de 52,5% dentre as famílias com contas em atraso em outubro, para 50,3% em novembro.

O endividamento continua sendo maior entre as famílias com renda superior a dez salários mínimos, com 94,1%, ante 88,2% entre as famílias de menor renda. O cartão de crédito concentra a maior parte das dívidas, com 72,5%. Esse método de pagamento teve maior utilização em novembro, em função da Black Friday.

O financiamento de veículo aparece como segunda maior causa de endividamento, com 8,9%, seguido pelo financiamento imobiliário, com 8%. O crédito pessoal corresponde a 3,1% das dívidas dos paranaenses; os carnês por 2,8%, e o crédito consignado por 2,6%.

Reportagem: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba