Especiais

Engenheiros elegem representantes no próximo dia 15

Imagem ilustrativa

Dia 11 de dezembro é o Dia do Engenheiro. O Paraná conta atualmente com 71 mil profissionais registrados no Crea – o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. De 2007 a 2017, a profissão viveu um “boom”, formando 20 mil novos profissionais. Dez anos atrás, o Conselho  tinha 51 mil engenheiros cadastrados. Há cinco anos, eram 57 mil. Atuando há quase 20 anos como Engenheiro Civil, Luciano Ventura, presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná (IBAPE), destaca a importância da profissão e as mudanças de percepção que a engenharia sofreu, até mesmo com os casos recentes de corrupção.

Existem 34 tipos de engenharias diferentes. As especialidades vão de Engenharia de Horticultura, que, entre outros estudos, trabalha o cultivo de plantas medicinais e ornamentais, até Engenharia Mecânica, área que cuida do desenvolvimento, projeto, construção e manutenção de máquinas e equipamentos. Desde 1933, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) fiscaliza e busca o aperfeiçoamento do exercício da profissão. No próximo dia 15, o Conselho vai passar por eleições.

Para os profissionais participarem das eleições, é preciso consultar o local de votação no site do Crea. A consulta é feita com o número do CPF e a data de nascimento. O site é o http://www.crea-pr.org.br.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Vacinas são as principais formas de prevenir meningite

Vacinas são as principais formas de prevenir meningite

Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair a doença

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba