Escola Segura é estendido para Região de Curitiba

 Escola Segura é estendido para Região de Curitiba

(Foto: divulgação/Polícia Civil)

(Foto: divulgação)

O programa Escola Segura, do Governo do Estado, vai ser lançado em colégios de nove cidades da Região de Curitiba, na semana que vem. A iniciativa está em vigor a quase quatro meses, em Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Paraná.

O projeto leva policiais da reserva para reforçar as atividades do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária. O colégio só é incluído no programa se a direção da unidade autorizar. As rondas são feitas em dois turnos. O primeiro entre as sete da manhã e as três da tarde; e o segundo das 15h às 23h. O calendário inicial do Escola Segura previa que o programa fosse implantado em maio, como de fato aconteceu.

Antes disso, no entanto, o lançamento chegou a ser antecipado em quase dois meses, depois que dois ex-alunos entraram em uma escola de Suzano, na Grande São Paulo, em março, e mataram a tiros duas funcionárias e cinco estudantes — de 15 a 17 anos; um dos atiradores também tinha 17 anos. A Associação dos Militares cobrou melhores condições de remuneração para os policiais e o Governo teve que revisar o edital. Dessa maneira, o calendário foi adiado e entrou em vigor apenas em maio.

Nesta quarta-feira (04), em Foz do Iguaçu, um dos integrantes do projeto apreendeu um revólver falso e dois cartuchos de calibre 38, com um aluno de 13 anos. O sargento da reserva, José Santos da Cunha, conta que fez a abordagem após a denúncia de outros estudantes.

A Patrulha Escolar Comunitária foi acionada e o estudante acabou encaminhado para a Delegacia do Adolescente para prestar esclarecimentos. O sargento confirmou que já tinha participado da abordagem a garotos da mesma faixa etária, localizados com drogas.

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, Silvana Garcia André, avalia que o saldo inicial do programa na região é positivo.

Antes da chegada do Escola Segura na Região de Curitiba, no final da tarde desta quinta-feira (05), um homem de 34 anos foi preso em flagrante, por tráfico de drogas, no Tatuquara, extremo sul da capital. Segundo a polícia civil, quando foi detido, o suspeito estava a cerca de 50 metros de um colégio. Denúncias apontaram que ele costumava vender drogas no local.

O homem foi abordado com cinco porções de maconha e quatro pedras de crack, além de 400 reais — soma em moedas e notas abaixo de 20 reais, provável produto do tráfico.

Reportagem: Cleverson Bravo

(Foto: divulgação/Polícia Civil)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem