Curitiba

Escolas e empresas de Curitiba se organizam para assistir aos jogos da seleção feminina

 Escolas e empresas de Curitiba se organizam para assistir aos jogos da seleção feminina

Foto: colaboração/Andressa Vianna

Foto: colaboração/Andressa Vianna

Uma copa de futebol feminino com uma mobilização que nunca se viu no Brasil. Nos últimos anos, os homens perderam a hegemonia nas quadras e campos do país. Cada vez mais mulheres e meninas têm praticado futebol, disputado campeonatos e acompanhado as competições. E isso se reverte no crescimento da torcida pelas jogadoras da seleção brasileira. A convicção de que as mulheres podem estar onde quiserem e devem ser valorizadas da mesma maneira que os homens fez dois grupos de alunas de Curitiba reivindicarem que o colégio onde estudam desse à Copa Feminina o mesmo tratamento dedicado aos jogos masculinos de 2018.

Sofia Trindade Sanches, de 13 anos, do 8.º ano, foi uma das que levaram o pedido à direção do Colégio Santa Maria para que os estudantes fossem liberados a usar camisetas da seleção nos dias de jogos e acompanhar as partidas. As meninas também criaram um perfil na internet.

Sofia sempre jogou futebol informalmente, mas desde o ano passado treina futsal regularmente na escola. Ela associa a prática esportiva à luta das mulheres por direitos.

Um dos grupos de estudantes que procuraram a direção da escola foi de crianças de 10 anos, que estão no 5.º ano. O outro, o das meninas do 8.º. Todas estudam no período da manhã, enquanto os jogos ocorrem à tarde. Segundo o diretor do colégio, professor Everson Caleff Ramos, elas não pediam benefícios em causa própria.

Empresas também começam a dar os primeiros passos no esforço por igualdade de gênero, que simbolicamente tem se manifestado nesta Copa do Mundo. O EBanx, startup curitibana de soluções de pagamentos pela internet, vai parar durante os jogos da seleção feminina. A coordenadora de cultura da empresa, Nayana Rogal, diz que depois de um forte engajamento dos funcionários na Copa Masculina, foi natural repetir as ações para prestigiar a Copa Feminina.

Na startup, quase 500 funcionários de Curitiba e de escritórios em outras cidades do mundo estão convidados a assistir aos jogos da Copa do Mundo da França. O Brasil enfrenta a Austrália pela segunda rodada do grupo C, nesta quinta-feira (13), às 13h no Brasil (18h na França).

Reportagem: Lenise Klenk

Ouça o boletim completo aqui:

Foto: colaboração/Andressa Vianna
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

MON tem oficina fotográfica para jovens autistas em abril

MON tem oficina fotográfica para jovens autistas em abril

A atividade é gratuita e direcionada para jovens a partir de 14 anos

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

No dia 24 de março, o MP denunciou outro morador de Curitiba por tentativa de