Especialistas alertam: consumo de pinhão verde faz mal à saúde

 Especialistas alertam: consumo de pinhão verde faz mal à saúde

Foto: Divulgação/ IAP

Foto: Divulgação/ IAP

Já faz quase um mês que a colheita e a comercialização de pinhão estão liberadas no Paraná, mas muitas vezes a qualidade do produto consumido pode prejudicar a saúde. É que se as sementes são ingeridas ainda verdes, elas podem causar problemas como má digestão, náuseas e até episódios de constipação.

Isso acontece, em grande parte, porque, nesse estado, o pinhão apresenta um alto teor de umidade – o que favorece a presença de fungos. Em outras palavras, o alimento pode ser tóxico. É o que explica a nutricionista Juliana Bertolin.

Um dos maiores benefícios do pinhão, quando ingerido na época certa, é a liberação do ácido linoleico, que diminui a fome e estimula a produção da colecistoquinina – hormônio que reduz a vontade de comer.

O consumo é recomendado como lanche, entre as refeições, principalmente no fim da tarde, para ajudar a controlar o apetite. Há, no entanto, estudos recentes que comprovam a existência do “lado B” da semente, esse sim digno de preocupação e muito cuidado por parte das pessoas.

O professor Flávio Zanette, da Universidade Federal do Paraná, mantém pesquisas sobre a Araucária há mais de 30 anos. Ele afirma que, cada vez mais, o pinhão que chega às casas das pessoas é impróprio para o consumo.

Ainda conforme o professor, a colheita e a comercialização do pinhão hoje são liberadas mais cedo do que no passado. Há três ou quatro anos, por exemplo, isso só ocorria a partir de 15 de abril.

Cada pinhão maduro tem cerca de 8% de proteína e 50% de amido – muito adequado como alimento em regiões frias como o sul do Brasil. Mas para ser consumido corretamente, ele deve estar firme, amarelo-marrom e sem manchas.

Do contrário, além de fazer mal à saúde, o sabor também fica comprometido devido à quantidade muito grande de amido e de água nas sementes verdes.

Denúncias sobre a venda irregular de pinhão e demais infrações ambientais podem ser feitas no Instituto Ambiental do Paraná tanto nos escritórios quanto no site iap.pr.gov.br e ainda junto à Polícia Ambiental.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem