ParanáGeral

Espigão começa a ser construído no Pico de Matinhos

Estrutura será responsável por garantir a estabilidade da areia da praia

 Espigão começa a ser construído no Pico de Matinhos

Foto: Reprodução/Facebook – Prefeitura de Matinhos

Após a engorda da faixa de areia de Matinhos em 1800 metros de extensão, já é possível ver o início do primeiro Espigão que será construído na praia. Segundo o Instituto Água e Terra (IAT), a estrutura será responsável por garantir a estabilidade da areia da praia. Em todo o projeto de Recuperação da Orla de Matinhos, estão previstos espigões na altura do Morro da Pedra e do Canal do Rio Matinhos. Com o mesmo objetivo, serão construídas duas elevações, nos Balneários Riviera e Flórida.

A implantação do espigão é considerada pelo IAT um processo complexo e começa com a construção dos núcleos, que são compostos por tubos de geotêxtil de alta densidade preenchidos com areia. Após a execução do primeiro trecho do núcleo da estrutura, será construída estrutura de rochas, conforme a declividade do projeto. Esta camada é denominada “carapaça” e é constituída por rochas de diversos tamanhos, aumentando conforme a estrutura adentra em direção ao mar.

São feitos, também, serviços de escavação e dragagem para que se atinja a cota de fundo das estruturas. Em seguida serão colocados os tapetes de ancoragem que funcionarão como um embasamento para o núcleo, composto pelo mesmo material dos tubos de geotêxtil. Em paralelo a construção do espigão, nesta semana, é feito o nivelamento fino na Praia com os tratores e o recolhimento da tubulação, que será levada na próxima semana para o Balneário Florida. Também na próxima semana, a tubulação que está na água deve ser transportada para uma nova posição no Balneário Riviera.

Devido aos serviços executados pelo Consórcio Sambaqui – vencedor da licitação pública para executar o projeto desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT) –, a praia de Caiobá ainda não está liberada para uso público. Uma das explicações para mantê-la interditada é que o perfil da praia formado no início da colocação da areia precisa se “moldar” com a ação das ondas. A estimativa é de que a construção do primeiro Espigão, no Pico de Matinhos, seja concluída em aproximadamente quatro meses.

Imagem: Reprodução/Facebook – Prefeitura de Matinhos

Reportagem: Leonardo Gomes.

felipe.costa

Esposa se despede com “última foto” de marido atropelado

Esposa se despede com “última foto” de marido atropelado

Engenheiro tinha 51 anos e foi atingido quando seguia de bicicleta

Passageira é detida com cocaína presa nas pernas

Passageira é detida com cocaína presa nas pernas

Mulher de origem paraguaia iria embarcar para Madrid

Carro cai na baía de Guaratuba

Carro cai na baía de Guaratuba

O veículo está capotado a sete metros de profundidade e dentro há uma vítima

Bebê de nove meses morre após ser atropelado

Bebê de nove meses morre após ser atropelado

O acidente foi neste sábado (6) em Xambrê, região noroeste do Paraná