ParanáGeral

Espigão começa a ser construído no Pico de Matinhos

Estrutura será responsável por garantir a estabilidade da areia da praia

 Espigão começa a ser construído no Pico de Matinhos

Foto: Reprodução/Facebook – Prefeitura de Matinhos

Após a engorda da faixa de areia de Matinhos em 1800 metros de extensão, já é possível ver o início do primeiro Espigão que será construído na praia. Segundo o Instituto Água e Terra (IAT), a estrutura será responsável por garantir a estabilidade da areia da praia. Em todo o projeto de Recuperação da Orla de Matinhos, estão previstos espigões na altura do Morro da Pedra e do Canal do Rio Matinhos. Com o mesmo objetivo, serão construídas duas elevações, nos Balneários Riviera e Flórida.

A implantação do espigão é considerada pelo IAT um processo complexo e começa com a construção dos núcleos, que são compostos por tubos de geotêxtil de alta densidade preenchidos com areia. Após a execução do primeiro trecho do núcleo da estrutura, será construída estrutura de rochas, conforme a declividade do projeto. Esta camada é denominada “carapaça” e é constituída por rochas de diversos tamanhos, aumentando conforme a estrutura adentra em direção ao mar.

São feitos, também, serviços de escavação e dragagem para que se atinja a cota de fundo das estruturas. Em seguida serão colocados os tapetes de ancoragem que funcionarão como um embasamento para o núcleo, composto pelo mesmo material dos tubos de geotêxtil. Em paralelo a construção do espigão, nesta semana, é feito o nivelamento fino na Praia com os tratores e o recolhimento da tubulação, que será levada na próxima semana para o Balneário Florida. Também na próxima semana, a tubulação que está na água deve ser transportada para uma nova posição no Balneário Riviera.

Devido aos serviços executados pelo Consórcio Sambaqui – vencedor da licitação pública para executar o projeto desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT) –, a praia de Caiobá ainda não está liberada para uso público. Uma das explicações para mantê-la interditada é que o perfil da praia formado no início da colocação da areia precisa se “moldar” com a ação das ondas. A estimativa é de que a construção do primeiro Espigão, no Pico de Matinhos, seja concluída em aproximadamente quatro meses.

Imagem: Reprodução/Facebook – Prefeitura de Matinhos

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Paraná confirma novo caso de febre do oropouche

Paraná confirma novo caso de febre do oropouche

Outros cinco casos já haviam sido detectados no Paraná neste ano, todos importados

Paraná conta com 491 mil famílias sem moradia digna

Paraná conta com 491 mil famílias sem moradia digna

Dado foi divulgado pela Cohapar que afirma buscar junto aos municípios soluções para o problema

33% do PIB do Paraná está relacionado à Economia Verde

33% do PIB do Paraná está relacionado à Economia Verde

Entre as áreas que mais contribuíram para compor o resultado estão Agropecuária, Serviços e Indústria

Tempo instável perde força no Paraná nesta quinta

Tempo instável perde força no Paraná nesta quinta

Curitiba tem máxima de 20ºC, segundo o Simepar.