ParanáGeral

Espigão começa a ser construído no Pico de Matinhos

Estrutura será responsável por garantir a estabilidade da areia da praia

 Espigão começa a ser construído no Pico de Matinhos

Foto: Reprodução/Facebook – Prefeitura de Matinhos

Após a engorda da faixa de areia de Matinhos em 1800 metros de extensão, já é possível ver o início do primeiro Espigão que será construído na praia. Segundo o Instituto Água e Terra (IAT), a estrutura será responsável por garantir a estabilidade da areia da praia. Em todo o projeto de Recuperação da Orla de Matinhos, estão previstos espigões na altura do Morro da Pedra e do Canal do Rio Matinhos. Com o mesmo objetivo, serão construídas duas elevações, nos Balneários Riviera e Flórida.

A implantação do espigão é considerada pelo IAT um processo complexo e começa com a construção dos núcleos, que são compostos por tubos de geotêxtil de alta densidade preenchidos com areia. Após a execução do primeiro trecho do núcleo da estrutura, será construída estrutura de rochas, conforme a declividade do projeto. Esta camada é denominada “carapaça” e é constituída por rochas de diversos tamanhos, aumentando conforme a estrutura adentra em direção ao mar.

São feitos, também, serviços de escavação e dragagem para que se atinja a cota de fundo das estruturas. Em seguida serão colocados os tapetes de ancoragem que funcionarão como um embasamento para o núcleo, composto pelo mesmo material dos tubos de geotêxtil. Em paralelo a construção do espigão, nesta semana, é feito o nivelamento fino na Praia com os tratores e o recolhimento da tubulação, que será levada na próxima semana para o Balneário Florida. Também na próxima semana, a tubulação que está na água deve ser transportada para uma nova posição no Balneário Riviera.

Devido aos serviços executados pelo Consórcio Sambaqui – vencedor da licitação pública para executar o projeto desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT) –, a praia de Caiobá ainda não está liberada para uso público. Uma das explicações para mantê-la interditada é que o perfil da praia formado no início da colocação da areia precisa se “moldar” com a ação das ondas. A estimativa é de que a construção do primeiro Espigão, no Pico de Matinhos, seja concluída em aproximadamente quatro meses.

Imagem: Reprodução/Facebook – Prefeitura de Matinhos

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Mais de 3.000 empresas foram beneficiadas pelo Paraná Recupera

Mais de 3.000 empresas foram beneficiadas pelo Paraná Recupera

Empreendedores de mais de 40 municípios ainda podem solicitar a linha de crédito

Paraná lança programa de refinanciamento de dívidas com impostos

Paraná lança programa de refinanciamento de dívidas com impostos

Parcelamento pode ser feito com desconto de juros e multas, em até 180 meses

Produtor deve ficar atento ao prazo de atualização dos rebanhos

Produtor deve ficar atento ao prazo de atualização dos rebanhos

Período para a regularização vai de 1º de maio a 30 de junho

Empresa paranaense de energia renovável planeja investimento de R$1,65 bilhões

Empresa paranaense de energia renovável planeja investimento de R$1,65 bilhões

Plano de expansão da J6 Energia Renovável prevê o desenvolvimento de usinas solares e hidrelétricas