Estão abertas as inscrições para a 13° edição do Brincando de Matemática

 Estão abertas as inscrições para a 13° edição do Brincando de Matemática

(Foto: Divulgação/UFPR)

(Foto: Divulgação/UFPR)

Crianças e jovens de Curitiba e região têm uma oportunidade de passar alguns dias das férias transformando Matemática em diversão. Estão abertas até 10 de julho as inscrições para o “13.º Brincando de Matemático”, voltado a alunos do Ensino Médio, e o “1.º Matematiza”, para estudantes do 6.º ao 9.º ano.

As duas atividades, promovidas pela Universidade Federal do Paraná e marcadas para o período de 18 a 21 de julho, são gratuitas e estão disponíveis para alunos de escolas públicas e privadas. Estimular talentos na área e mostrar que os estudos de Matemática podem ser atraentes estão entre os objetivos dos projetos. As aulas são organizadas e apresentadas pelos alunos do Programa de Educação Tutorial, o PET-Matemática.

A cada edição, são escolhidos temas que não fazem parte do currículo básico da disciplina nas escolas e que podem despertar o interesse do alunos. O tema do Brincando de Matemática destas férias é “Números: O Império dos Irracionais”. Os participantes do Matematiza vão aprender sobre “Números, triângulos e produtos”.

O chefe do Departamento de Matemática da universidade, professor José Carlos Correa Eidam, diz que nas aulas, os professores procuram oferecer o conteúdo a partir de ferramentas mais próximas da vida dos estudantes.

São quatro horas de atividade por dia, das 13h30 às 17h30. Toda aula termina com uma grande brincadeira, na qual são aplicados conhecimentos matemáticos. Segundo o professor Eidam, são atividades já conhecidas dos jovens, mas preparadas especialmente pelos alunos do PET Matemática para reforçar os conteúdos.

Apesar de uma parcela dos estudantes ainda torcer o nariz para a Matemática, o gosto pela matéria vem crescendo no Brasil. O professor Eidam diz que a internet e os seriados de TV contribuem para popularizar essa ciência que envolve números, raciocínio lógico, o real e o abstrato.

Neste segundo semestre, o Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná também realiza a segunda edição do “Um dia na Matemática”. No dia 11 de agosto, a atividade recebe os alunos do terceiro ano do ensino médio que queiram conhecer o curso de Matemática.

O grupo PET-Matemática conta com 12 alunos de graduação que são bolsistas. Eles também são responsáveis pelas atividades do Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI), que oferece capacitação gratuita todos os sábados para alunos com bom potencial na disciplina que têm interesse em participar das Olímpíadas de Matemática.

Todas as informações sobre as inscrições nas atividades de Matemática da Universidade Federal do Paraná estão no nosso site: dev2.bandnewsfmcuritiba.com ou no telefone: (41) 3361-3276

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem