Estado busca medida judicial que impeça reajuste anual das tarifas de pedágio em dezembro

 Estado busca medida judicial que impeça reajuste anual das tarifas de pedágio em dezembro

Foto: Reprodução/Google Street View

(Foto: reprodução/Google Street View)

Prevista para sábado (01), o governo do estado tenta barrar na justiça a correção anual das tarifas de pedágio no Anel de Integração do Paraná. O reajuste está previsto no acordo de concessão e é aplicado sempre no dia primeiro de dezembro. O contrato não prevê medida administrativa que impeça a correção das tarifas de pedágio. Desse modo, para impedir que ele entre em vigor, o executivo depende de uma medida judicial.

A partir da data do protocolo do pedido de reajuste das concessionárias, há um prazo de cinco dias úteis para conferência dos cálculos pelo Departamento de Estradas de Rodagem e homologação pela Agência Reguladora do Paraná. As empresas calculam os percentuais baseados em uma fórmula composta por índices divulgados pela Fundação Getúlio Vargas. As concessionárias começaram a apresentar os índices pretendidos terça-feira (27).

O DER já recebeu os cálculos para o reajuste das tarifas da Ecocataratas, Ecovia, Viapar, Caminhos do Paraná e Rodonorte. O governo do estado determinou uma intervenção nas operações das empresas, desde que a Lava Jato deflagrou a fase Integração. Essa etapa apura os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, estelionato e peculato na administração das rodovias federais no Paraná. Ainda nesta quarta-feira (28), os deputados aprovaram um requerimento que cobra o veto do reajuste das tarifas nas 27 praças de pedágio do estado.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba