CuritibaGeral

Estado fará licitação para modernizar transporte metropolitano

Nunca houve uma concorrência para a contratação das empresas e para organizar as operações

 Estado fará licitação para modernizar transporte metropolitano

Foto: José Fernando Ogura/AEN

O Governo do Estado apresentou nesta terça-feira (24) para prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba o projeto da primeira licitação para o Sistema de Transporte Coletivo. A proposta foi construída em conjunto com o Ministério Público do Paraná e o Tribunal de Contas do Estado. Nunca houve uma concorrência para a contratação das empresas e para organizar as operações.

Veja mais:

A Rede Integrada de Transporte foi implementada em 1996. O sistema atende 19 municípios da Região Metropolitana, além de Curitiba, com 18 empresas responsáveis pela operação de 206 linhas. Elas contam com uma frota de 796 ônibus para fazer a ligação com a Capital e, em alguns casos, entre as próprias cidades.

Essas linhas recebem uma média de 10 milhões e 100 mil passageiros por mês. O secretário de Cidades do Paraná, Eduardo Pimentel, destaca o processo de licitação.

Hoje, somente Campo Largo, Araucária, Curitiba e São José dos Pinhais possuem um sistema próprio de transporte público, ao mesmo tempo em que fazem parte da Rede Integrada. Das 206 linhas em operação, 139 correspondem ao transporte metropolitano e 67 ao transporte urbano municipal, um terço do total.

A nova modelagem vai alterar o sistema de atendimento municipal e focar apenas no transporte metropolitano. Entretanto, o Governo do Paraná irá garantir uma transição gradual às prefeituras, o que também foi acordado com o Ministério Público, com investimentos nos municípios a partir de convênios para apoiar o início da operação.

Reportagem: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Avatar

Frederico Machado