Estão abertas as inscrições para o vestibular da UFPR

As inscrições para o vestibular 2017/2018 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começaram hoje (16 de agosto) e vão até às onze horas da noite do dia 14 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 120,00 para os candidatos que concorrerão às vagas e de R$ 119,00 para aqueles que vão fazer as provas na modalidade treineiro. As provas da primeira fase do vestibular serão aplicadas no dia 29 de outubro. Já a segunda fase ocorre em duas datas, nos dias 26 e 27 de novembro.

No primeiro dia será realizada a prova de Compreensão e Produção de Texto e no dia seguinte os candidatos respondem questões específicas de cada curso. Este ano a UFPR oferta 5.524 vagas, divididas em 119 cursos de graduação. São 4.734 vagas para o primeiro semestre e 790 para o segundo.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, lembra que o processo de inscrição para este ano tem duas novidades. A primeira alteração é que o termo de autodeclaração dos candidatos, quando ele diz se é preto, pardo ou indígena, será validado durante o concurso, entre a 1ª e a 2ª fases. Ele explica que, antes, esse processo era feito na matrícula.

A outra alteração está no número de convocados para a segunda fase do vestibular. Agora, para todos os cursos, o índice de chamados será o triplo do número de vagas.

O edital prevê ainda que a taxa de inscrição poderá ser isenta para o candidato que comprovar não poder pagar o valor da inscrição, mediante presença no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), ou para o candidato que comprovar cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Durante o processo de inscrição, se o candidato tiver qualquer problema devido à instabilidade do sistema, o Reitor da Universidade lembra que o melhor caminho é relatar a situação no próprio site do núcleo de concursos.

O edital e outras informações sobre o vestibular estão disponíveis no site do Núcleo de Concursos, o www.nc.ufpr.br

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*