Estão abertas as inscrições para o vestibular da UFPR

 Estão abertas as inscrições para o vestibular da UFPR

As inscrições para o vestibular 2017/2018 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começaram hoje (16 de agosto) e vão até às onze horas da noite do dia 14 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 120,00 para os candidatos que concorrerão às vagas e de R$ 119,00 para aqueles que vão fazer as provas na modalidade treineiro. As provas da primeira fase do vestibular serão aplicadas no dia 29 de outubro. Já a segunda fase ocorre em duas datas, nos dias 26 e 27 de novembro.

No primeiro dia será realizada a prova de Compreensão e Produção de Texto e no dia seguinte os candidatos respondem questões específicas de cada curso. Este ano a UFPR oferta 5.524 vagas, divididas em 119 cursos de graduação. São 4.734 vagas para o primeiro semestre e 790 para o segundo.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, lembra que o processo de inscrição para este ano tem duas novidades. A primeira alteração é que o termo de autodeclaração dos candidatos, quando ele diz se é preto, pardo ou indígena, será validado durante o concurso, entre a 1ª e a 2ª fases. Ele explica que, antes, esse processo era feito na matrícula.

A outra alteração está no número de convocados para a segunda fase do vestibular. Agora, para todos os cursos, o índice de chamados será o triplo do número de vagas.

O edital prevê ainda que a taxa de inscrição poderá ser isenta para o candidato que comprovar não poder pagar o valor da inscrição, mediante presença no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), ou para o candidato que comprovar cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Durante o processo de inscrição, se o candidato tiver qualquer problema devido à instabilidade do sistema, o Reitor da Universidade lembra que o melhor caminho é relatar a situação no próprio site do núcleo de concursos.

O edital e outras informações sobre o vestibular estão disponíveis no site do Núcleo de Concursos, o www.nc.ufpr.br

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem