Estiagem no Paraná é reflexo de mudanças ambientais em outras regiões do país

 Estiagem no Paraná é reflexo de mudanças ambientais em outras regiões do país

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

estiagem-parana-2
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Os reservatórios de água utilizados para abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba estão em nível de alerta. Com o período de estiagem que se estende por mais de 10 meses no Paraná, a Sanepar tem aplicado planos emergenciais, com captação de água de cavas e de diferentes áreas, além da ampliação do sistema de rodízio do abastecimento, para garantir que as torneiras não sequem de vez.

De acordo com o gerente de Produção de Água da empresa, Fabio Basso, todas essas medidas fazem parte de um protocolo de crise que está sendo adotado nesse período de seca.

Ainda segundo a Sanepar, outras duas transposições estão em andamento: do Rio Pequeno e do Rio Miringuava Mirim, em São José dos Pinhais, para o Rio Miringuava. A ideia é que essa medida aumente a capacidade de produção da água tratada e ajude a minimizar os impactos dos rodízios. Mas todas essas alterações têm motivos que vão além da capacidade logística e tecnológica de captação hídrica: é resultado de mudanças climáticas e atmosféricas em outras regiões do país.

Entre elas, estão correntes de ar e água que carregam umidade da Bacia Amazônica para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Os chamados “Rio Voadores”, que têm cerca de três quilômetros de altura e milhares de quilômetros de extensão, estão perdendo força por causa do desequilíbrio causado pelo desmatamento na Amazônia. A ausência de alguns eventos como o El Niño e a La Niña também tem impacto nesse processo.

É o que explica a meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Marília Guedes do Nascimento.

Com a chegada do outono e a aproximação do inverno – períodos tradicionalmente secos – a expectativa é de que a estiagem se mantenha pelos próximos meses.

Até que a situação se normalize, a recomendação de uso racional da água está mantida. Um dos incentivos oferecidos pela Sanepar, inclusive, é financeiro: a tarifa é cobrada de forma escalonada em faixas de consumo de 5m³. Ou seja: quem gasta mais, também paga mais pelo metro cúbico gasto.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem