Especiais

Estudantes de colégio estadual conhecem a Nasa depois de vencer concurso mundial

 Estudantes de colégio estadual conhecem a Nasa depois de vencer concurso mundial

Foto: Bosch/Arquivo Pessoal

Foto: Bosch/Arquivo Pessoal

Até onde os sonhos podem nos levar? Três estudantes de um colégio estadual, de Curitiba, foram para Orlando, nos Estados Unidos, a convite da Nasa. Eles têm entre 14 e 16 anos, mas desenvolveram um projeto que foi escolhido pela agência espacial norte-americana, entre outros 25 mil de 69 países.

Jennifer Gabriela da Silva, de 14 anos, é uma das responsáveis pelo Rádio Juno, que usa dados captados por um satélite da Nasa e transmite as coordenadas de focos de incêndios em tempo real para ajudar a combater queimadas ambientais.

O sistema transforma os dados digitais em analógicos para que possam ser enviados para diversas emissoras AM espalhadas pelo país, sem precisar de acesso à internet – o que permite a utilização do dispositivo em áreas mais remotas.

Os alunos passaram uma semana nos Estados Unidos, apresentaram o trabalho para uma comunidade tecnológica de Orlando, conheceram a Nasa e o funcionamento da agência. E eles não são os únicos a representar o Colégio Estadual Arlindo Carvalho de Amorim pelo mundo. Outro estudante dali, Hudson Eduardo da Silva Terra, de 16 anos, é semifinalista do projeto “Jovens Embaixadores 2019 nos EUA”.

A iniciativa do governo norte-americano selecionou 170 representantes, entre mais de 20 mil jovens brasileiros. Destes, 50 vão fazer um intercâmbio no país. Eles são escolhidos de acordo com ações voluntárias que desenvolvem na comunidade.

Em todo o Paraná, são 8 semifinalistas. Por isso, chegar até aqui já é uma grande conquista. Algo que parecia distante da realidade dos estudantes de um colégio público, na Cidade Industrial de Curitiba – o bairro mais violento da cidade. É na contramão desse estigma que a diretora da unidade Leila Cristiane Ribeiro trabalha.

Algumas empresas já demonstraram interesse em adotar o Radio Juno no dia a dia. A divulgação do nome dos 50 finalistas que vão ser escolhidos pela embaixada norte-americana vai ser feita na próxima semana.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Vacinas são as principais formas de prevenir meningite

Vacinas são as principais formas de prevenir meningite

Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair a doença

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba