Estudantes de medicina do Paraná participam de missão na Amazônia
Médicos e estudantes participam juntos em ação humanitária no Pará
Médicos e estudantes de medicina de Campo Mourão, no Paraná, seguem no próximo sábado (23) para uma missão humanitária em comunidades ribeirinhas do Rio Amazonas, no Pará. Durante 10 dias, eles vão oferecer cerca de 1.400 consultas ambulatoriais, além de procedimentos cirúrgicos e distribuição de medicamentos aos moradores das calhas de rios.
A expedição é realizada com recursos dos próprios alunos e faz parte de um projeto em parceria com a ONG Amazônia Canaã. A expedição da saúde é comandada pelo urologista Eufânio Saqueti. Este ano a equipe vai enfrentar um grande desafio que deixa a viagem mais longa: a grande seca na Amazônia. Vários vilarejos tiveram a seca total dos rios.
Os voluntários vão percorrer mais de três mil km passando por diversas comunidades e cidades paraenses. Este é o terceiro ano consecutivo que a equipe realiza essa ação voluntária. A professora e ginecologista Carolina Ferrari também integra a equipe que vai atender mulheres nas áreas rurais da Amazônia.
A viagem envolve um grupo de quase 30 pessoas entre professores e universitários. Em dois anos o projeto já atendeu cerca de 2.400 pacientes e realizou mais de 300 procedimentos.
Reportagem