ParanáCidades

Estudantes de Palotina pagam fiança e são liberados da prisão

Veteranos de medicina veterinária são acusados de promover trote violento e deixar outros estudantes feridos

 Estudantes de Palotina pagam fiança e são liberados da prisão

Foto: divulgação/UFPR

Os quatro estudantes que foram presos suspeitos de provocar queimaduras pelo corpo de calouros durante um trote deixaram a prisão após uma audiência de custódia. Eles foram liberados ontem à noite (sexta). Por serem réus primários, o juiz estipulou fiança no valor de R$10 mil para cada um. Além disso, eles também passam a utilizar tornozeleira eletrônica até a conclusão das investigações.  De acordo com o delegado Pedro Lucena, os suspeitos vão seguir várias restrições.

A Universidade Federal do Paraná instaurou processo administrativo disciplinar para investigar o trote que deixou 19 alunos feridos, com queimaduras. A diretora da UFPR em Palotina, Yara Moretto, explica que uma comissão será instaurada e que a previsão é que em 60 dias as investigações sejam concluídas. E a instituição não descarta a possibilidade de expulsar os veteranos que participaram do trote.

O caso aconteceu na noite de quarta-feira em Palotina, no oeste do estado. Os calouros foram levados para um terreno baldio em frente ao campus da UFPR e lá, os veteranos jogaram sobre eles um produto químico, que estava dentro de embalagens de creolina. O produto causou queimaduras de primeiro e segundo grau nas vítimas, que foram parar no hospital. Eles fizeram boletim de ocorrência e quatro universitários foram autuados em flagrante e estão presos desde ontem. O reitor da Universidade, Ricardo Marcelo Fonseca, disse que a instituição é contrária ao chamado trote sujo e que acompanha de perto as investigações. Ainda segundo ele, as vítimas terão todo o apoio da universidade, com acompanhamento médico e psicológico.

O departamento de assuntos estudantis da universidade também se pronunciou. A pró-reitora do departamento, Maria Rita de Assis César, ressaltou que a instituição, desde 2017, tem estimulado os estudantes a participarem de trotes solidários, que visam integrar os alunos e, ao mesmo tempo, estimular o lado social com a comunidade.

As vítimas passaram por exame de lesões corporais no IML nesta sexta-feira. A polícia civil investiga o caso. O produto que foi usado nas embalagens de creolina foi encaminhado para perícia. 

Por Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Consumidor deve ficar atento ao teor de gordura do chocolate

Consumidor deve ficar atento ao teor de gordura do chocolate

Ao menos um quarto da composição do produto deve ser de cacau, segundo a Anvisa

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

A maior procura é por reservas em hotéis de duas, três e quatro estrelas.