Estudantes e músicos profissionais que vão participar da Oficina de Música movimentam a capital

 Estudantes e músicos profissionais que vão participar da Oficina de Música movimentam a capital

Foto: Orlando Kissner/SMCS/ (arquivo)

As aulas dos 103 cursos oferecidos na Oficina de Música de Curitiba iniciam amanhã e a movimentação de estudantes e músicos profissionais começa a ficar mais intensa na cidade. Mais de duas mil pessoas devem participar das aulas da 36ª edição do evento. Alguns hotéis estão lotados por conta da programação. Um hostel que fica no Centro Histórico da capital não tem mais vagas até o fim do mês.

O proprietário, Odislei da Silva, conta que já é o quarto ano que isso acontece. A estrutura vai receber estudantes de todo o País e também do exterior além dos músicos de uma orquestra de São Paulo.

Os cursos são divididos nas categorias erudita, antiga e MPB para iniciantes e profissionais. Segundo um levantamento da organização da oficina, cerca de 70% dos alunos são de Curitiba e região. O restante vem principalmente de cidades dos estados de São Paulo e Santa Catarina. Do exterior a maioria vem da Argentina e do Paraguai.

O diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Jr, avalia que o grande diferencial da oficina é a possibilidade de imersão dos alunos em estudos específicos em um período relativamente curto.

Alguns estudantes vem de longe pra participar dos workshops. Mateus Vieira encarou nove horas de viagem de ônibus, do interior de São Paulo, pra conseguir fazer o curso disputado de violino erudito. O esforço vale a pena para o adolescente de 14 anos que sonha em viver da música.

A Oficina de Música de Curitiba encerra no dia 27. Os alunos recebem um certificado ao final das atividades. A programação completa está no site: oficinademusica.org.br.

Reportagem: Juliana Goss


 Foto: Daniel Castellano / SMCS
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem