Alunos do SESI da CIC criam bala que controla o estresse

 Alunos do SESI da CIC criam bala que controla o estresse

Divulgação

Um grupo de dez alunos do ensino médio, na CIC, vai disputar a etapa nacional do Torneio de Robótica do SESI, no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 17 de março. O chamado ‘Esquadrão Lego’ criou uma bala que diminui a erosão dentária e controla o estresse sofrido pelos astronautas durante missões espaciais. É a primeira vez que os alunos conseguem chegar até a etapa nacional da competição (batizada de LEGO® League).

O torneio possui diferentes tipos de avaliação. Começa pelo projeto de pesquisa para colocar as ideias no papel; passa pelo design e desafio do Robô — quando o grupo tem missões para cumprir; e, ao final, também é avaliado o trabalho em equipe. Uma das alunas envolvidas é a estudante Sofia Guimarães, de 15 anos. Ela descreve que o grupo chegou à produção de uma bala neutralizadora de PH bucal, obtida a partir de cascas de banana.

A proposta do Torneio de Robótica do SESI é fazer com que as equipes resolvam um conjunto de problemas do mundo real, vivenciados por profissionais como cientistas e engenheiros. A temporada atual propôs a temática espacial, desde satélites e comunicação, até sobrevivência e aspectos psicológicos em que os astronautas estão sujeitos em uma viagem espacial. O professor do clube de robótica do SESI, Lucas Hohmann, chama a atenção como o torneio desenvolve a empatia e a autonomia dos alunos.

O SESI organiza o torneio e investe em programas de robótica desde 2006.

Reprodução

Reportagem Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Equipamentos recebem na próxima semana primeira grande atualização do sistema

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

O montante deve ser usado para a realização de reformas e melhoras de acessibilidade

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense