Estudantes voltam às ruas de Curitiba nesta terça em defesa do ensino público federal

 Estudantes voltam às ruas de Curitiba nesta terça em defesa do ensino público federal

(Foto: divulgação/UFPR)

(Foto: divulgação/UFPR)

Estudantes, professores e trabalhadores da educação participam nesta terça-feira (13) em Curitiba de mais uma manifestação nacional contra políticas do governo Jair Bolsonaro, do PSL, para o ensino público superior. De acordo com a União Nacional dos Estudantes, 46 cidades confirmaram atos públicos contra os cortes no orçamento do ensino superior e contra o projeto “Future-se”, programa que modifica a gestão financeira de institutos e universidades federais.

Na capital paranaense, os manifestantes se concentram a partir das 18h desta terça-feira (13) na Praça Santos Andrade, no Centro. O protesto vem sendo chamado de Terceiro Tsunami da Educação, promovido na sequência das manifestações nacionais realizadas nos dias 15 e 30 de maio contra o corte de 30% das verbas de custeio promovido pelo Ministério da Educação.

O governo federal alega que o Future-se seria um mecanismo de “fortalecimento da autonomia administrativa e financeira das Instituições Federais de Ensino Superior”, as Ifes. Para estudantes e professores contrários à proposta, ela representa uma forma de terceirizar o financiamento da educação pública. Esta é a última semana da consulta pública aberta no último dia 17 de julho para que a sociedade apresenta sugestões sobre a minuta do projeto de lei. O prazo se encerra às 23h59 de quinta-feira (15).

Algumas instituições já anteciparam que não pretendem aderir ao programa, que prevê a contratação de uma Organização Social (OS) para fazer a gestão de atividades fins das IFES, como ensino, pesquisa e inovação. Ao aderir, as IFES teriam de cumprir um conjunto de exigências, entre elas, adotar programas de controle interno e auditoria externa.

A Universidade Federal do Paraná só deve fechar uma posição no final desta semana. A proposta vem sendo avaliada internamente, com gestores de outras universidades da região Sul e também com a comunidade. Há uma preocupação dos dirigentes das instituições de ensino superior com lacunas e possíveis inconstitucionalidades do projeto.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem