Estudo da PUC-PR mostra que sistema de transporte público de Curitiba desperdiça tempo e dinheiro dos usuários

 Estudo da PUC-PR mostra que sistema de transporte público de Curitiba desperdiça tempo e dinheiro dos usuários

Foto: Luiz Costa /SMCS

Foto: Luiz Costa /SMCS

Um estudo feito pelo programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUC-PR revelou que o transporte público de Curitiba desperdiça tempo e dinheiro dos usuários. O projeto da arquiteta e urbanista Jaqueline Massuchetto mostra que a chamada integração tarifária temporal, que é aquela em que o passageiro paga apenas uma passagem e utiliza as linhas de ônibus de forma ilimitada por um período de tempo, traria mais benefícios aos passageiros.

A pesquisadora explica que essa forma de integração seria uma alternativa para otimizar e reorganizar a rede de transporte coletivo da cidade.

O estudo foi feito com base em dados da pesquisa origem-destino do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e focou na escolha de rotas dos usuários em mais de cinco mil viagens. De acordo com Jaqueline Massuchetto, foram traçados dois tipos de rotas: uma em que o usuário pagava uma passagem e utilizava a gratuidade oferecida pela integração física, em que as conexões são restritas ao terminais e estações-tubo e outra em que o passageiro fazia conexões em qualquer ponto de ônibus.

A conclusão, segundo a arquiteta, foi a de que a alternativa apresentada pela administração municipal atual traz não só impactos financeiros ao usuário, mas também aumenta o tempo de viagem entre a origem e o destino.

Para a pesquisadora, é necessário que os governantes parem de rotular a capital paranaense como um município que possui um modelo de transporte público coletivo que deve ser copiado por outros estados. Jaqueline Massuchetto explica que essa foi a realidade de Curitiba na década de 90 com a criação do BRT, mas atualmente a cidade tem um sistema obsoleto e enfrenta entraves como a falta de integração, poucos veículos e terminais inadequados.

Na pesquisa foram entrevistadas 74 mil pessoas que utilizavam o transporte público coletivo com origem e destino dentro de Curitiba. A arquiteta e urbanista diz que pretende apresentar os resultados do estudo para representantes da prefeitura de Curitiba, do Ippuc e da Urbs.  

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem