Evento da UFPR conectam meninas e mulheres com a área de Exatas

 Evento da UFPR conectam meninas e mulheres com a área de Exatas

(Foto: divulgação/UFPR)

(Foto: divulgação/UFPR)

Dados da Unesco, que é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, indicam que menos de um terço das estudantes do mundo escolhe assuntos relacionados a ciência, tecnologia, engenharia e matemática no ensino superior. Por outro lado, a estimativa é de que as categorias de empregos que mais cresçam no futuro sejam as relacionadas a essas áreas. Na Universidade Federal do Paraná, um grupo de professoras e estudantes vem tentando reverter esse quadro desigual a partir de um esforço para aumentar o interesse de meninas e mulheres pelas Exatas.

Na terça-feira que vem (11), elas promovem o evento “Meninas nas Exatas: por elas para todos!”, que representa uma boa parte das iniciativas da instituição. Entre as práticas previstas na programação estão oficinas lúdicas que reúnem histórias apresentadas num ritmo de jogos e competições. Os enredos escondem problemas de lógica.

A professora do departamento de Química da UFPR Camila Silveira avalia que a baixa representatividade de mulheres na ciência e na área de exatas é resultado de uma educação que as direciona injustamente apenas para outros campos de estudo.

O trabalho da UFPR na discussão sobre a desigualdade de gênero nas exatas é permanente. De acordo com Camila, são diversas ações para incentivar as meninas a ingressar na universidade em áreas há muito tempo dominadas por homens.

As cerca de 40 atividades oferecidas no “Meninas nas Exatas” foram planejadas e desenvolvidas por mulheres. Mas segundo Camila, não só elas se inscrevem como participantes. Os homens e meninos também podem participar.

A iniciativa das professoras da Universidade Federal do Paraná está conectada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Ela prevê a equidade de gênero como um caminho para a justiça social.

O “Meninas nas Exatas: por elas para todos!” está marcado para a próxima terça-feira (11), das 9h às 17h, e será realizado no Setor de Exatas, no Centro Politécnico da instituição, no bairro Jardim das Américas. A participação é gratuita.

As informações o link para inscrições está disponível no site
ufpr.br e também aqui.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem