PolíticaEleições 2016

Ex-prefeito de Araucária é condenado a 50 anos de prisão por crimes contra administração municipal

Foto: Divulgação / TREPR

O ex-prefeito de Araucária, Rui Sérgio Alves de Souza, foi condenado a 50 anos de prisão por crimes contra a administração municipal. Outras seis pessoas também foram condenadas no mesmo processo. Rui Souza era vice-prefeito e assumiu a prefeitura após a renúncia do titular.

A investigação aponta que ele integrou uma organização criminosa entre outubro e dezembro de 2016. Entre os crimes praticados estão organização criminosa, lavagem de dinheiro e concussão, que é quando o funcionário público usa o cargo para exigir vantagens indevidas. As condenações ocorreram no âmbito da operação “Fim de Feira”, deflagrada no final de 2016 pelo Ministério Público do Paraná.

De acordo com a sentença, Joasiel Guilherme Soares, que seria um intermediário do ex-prefeito, era o líder e principal articulador do grupo que, com a participação de Rui Souza, exigia percentuais de empresários para que os mesmos recebessem créditos por serviços prestados à administração municipal.

Também participaram do esquema, de acordo com a Justiça, o então secretário de Meio Ambiente e secretário de Gestão de Pessoas, Márcio Silva Salgado; o então secretário de Finanças, Fábio Antônio da Rocha; o secretário de Obras à época, Edson Luiz Braun; o então Procurador-Geral do município, Carlos Alberto Grolli; e a ex-secretária de Governo, Fernanda Maria Karas. O ex-prefeito, Joasiel Soares e Márcio Silva Salgado estão presos preventivamente.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Caso Maria Leticia: parecer do relator será protocolado nesta terça

Caso Maria Leticia: parecer do relator será protocolado nesta terça

Relatório final deve ser lido no Conselho de Ética em reunião marcada para quarta-feira

Desembargador derruba própria liminar que reconduzia prefeito a cargo

Desembargador derruba própria liminar que reconduzia prefeito a cargo

Clayton Maranhão mudou entendimento três dias após despacho que atingia prefeito de Fazenda Rio Grande

28 Fóruns Eleitorais abrem em regime de plantão

28 Fóruns Eleitorais abrem em regime de plantão

Entre cidades com atendimento diferenciado estão Curitiba e oito municípios da RMC