Política

Ex-presidente Lula recebe as primeiras visitas do ano nesta quinta

 Ex-presidente Lula recebe as primeiras visitas do ano nesta quinta

Foto: Mauro Calove /Instituto Lula

Foto: Mauro Calove /Instituto Lula

Pela primeira vez em 2019, Lula recebe nesta quinta-feira (3) a visita de familiares e amigos. Pela manhã, os filhos, uma irmã e sobrinhos estiveram na sede da Polícia Federal, em Curitiba, e à tarde é a vez da ex-presidente Dilma Rousseff e da presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann. De acordo com Gleisi, a ideia é levar um pouco de conforto ao político, que passou tanto o Natal quanto o Ano Novo sozinho na cela, assim como delimitar ações e posicionamentos em relação ao recém-empossado governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Gleisi e Dilma devem atender a imprensa assim que deixarem o prédio da Polícia Federal, em Curitiba. Mas, em entrevista antecipada à BandNews, a paranaense disse acreditar que Lula deve ter ficado abatido por não poder comparecer ao velório do advogado e ex-deputado federal Sigmaringa Seixas.

Aos 74 anos de idade, o advogado morreu em decorrência de complicações de saúde após um transplante de medula realizado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Além de amigos próximos, Seixas era o principal interlocutor do ex-presidente no STF e o pedido foi protocolado pela defesa do político no dia 25 de dezembro.

Nesta quarta-feira (2), no discurso de posse, o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, prometeu adotar medidas para endurecer as leis contra corrupção e crime organizado no país. Uma das primeiras ações seria a apresentação de um projeto de lei anticrime junto ao Congresso no início da próxima legislatura, em fevereiro.

O ex-juiz federal, que foi o responsável pela primeira condenação de Lula, afirmou ainda que quer deixar mais clara, na lei, a obrigatoriedade do cumprimento de penas depois da condenação em segunda instância – o que impacta diretamente na situação do ex-presidente.

A discussão no Supremo sobre esse tema está prevista para abril e não há um consenso entre os ministros. Na prática, o debate vai ser em torno da legalidade ou não da prisão de uma pessoa após a condenação em segunda instância, ou seja, antes do trânsito em julgado.

Para Gleisi, a iniciativa de Moro é uma afronta à Corte Máxima do país.

Lula está preso da sede da Polícia Federal, em Curitiba, desde 7 de abril do ano passado. Quinta-feira é o dia da semana em que o ex-presidente tem o direito de receber a visita de familiares e também de dois amigos, em horários alternados.

Outra frustração do político em dezembro foi no dia 19, quando uma liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do STF, abriu a possibilidade de que ele fosse colocado em liberdade. A juíza responsável pela execução da pena, Carolina Lebbos, rejeitou o pedido de soltura imediata e solicitou que, antes, o Ministério Público Federal se manifestasse no processo. Foi o tempo necessário para que, à noite, o ministro Dias Toffoli, atendendo a um pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, derrubasse a liminar e mantivesse o petista na prisão.

 

No final de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve frustradas duas possibilidades de deixar a prisão, uma delas apenas para comparecer ao velório de um amigo. No dia de Natal (25), a Justiça Federal do Paraná rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presidente para que ele participasse do funeral do advogado e ex-deputado federal Sigmaringa Seixas. Aos 74 anos, o advogado morreu em decorrência de complicações depois de um transplante de medula feito no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Antes,

Na Superintendência da Polícia Federal, o ex-presidente é autorizado a receber às segundas-feiras a visita de um líder religioso; às quintas, familiares e mais dois amigos; e em qualquer dia de segunda a sexta, assim como outros presos, pode receber a visita de advogados. Nessa regra, se encaixaram diversos líderes do Partido dos Trabalhadores, nomeados como defensores nos processos a que o ex-presidente responde.

Reportagem: Daiane Andrade, Angelo Sfair e Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões