Ex-presidente Michel Temer participa de mesa redonda da Fiep
Evento que acontece na tarde desta quinta-feira (15) discute "gastos públicos e taxa selic"
“Gastos públicos e impactos na taxa Selic” é o tema discutido na mesa redonda promovida pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), na tarde desta quinta-feira (15), no campus da entidade, em Curitiba.
Veja mais:
O debate com grandes nomes da economia, como do ex-presidente Michel Temer, faz parte da programação especial para celebrar os 80 anos de fundação da Fiep.
Durante o evento, especialistas debateram como o descontrole dos gastos públicos aumenta a necessidade de financiamento do Estado brasileiro e influencia diretamente na taxa básica de juros, como explica o presidente da Fiep, Edson Vasconcelos.
Participam do encontro o economista-chefe do BTG Pactual e ex-secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, o presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau e o ex-presidente da República, Michel Temer, que destacou a importância do tema nos dias atuais.
Os integrantes também analisaram como uma Selic elevada dificulta o acesso ao crédito para investimentos produtivos. Um fator fundamental para a atividade industrial e para a expansão do parque fabril, que afeta diretamente a competitividade do setor e o desempenho da economia nacional.
Ainda de acordo com o presidente da Fiep, o setor industrial, que responde por 26% do PIB do Paraná, tem a representação institucional em mais de 71 mil empresas que juntas geram quase 1 milhão de empregos diretos.
Durante a noite, uma solenidade aberta a empresários, lideranças da indústria, do setor produtivo, da sociedade civil e autoridades públicas vai celebrar os 80 anos de fundação da Fiep.
Reportagem: Marlon Santiago