Exames para identificar diabetes são oferecidos em dois mutirões neste sábado

Foto: Levy Ferreira/SMCS

47 mil pessoas fazem parte dos grupos de controle de diabetes nos postos de saúde de Curitiba. Uma das maneira de evitar a progressão para quem já está na fase inicial da doença é realizando testes de glicemia com médicos especializados. Pensando nisso, no sábado vai ser realizado o 6 º Mutirão Diabetes que vai oferecer testes de glicemia e de pressão arterial. Profissionais de educação física também vão orientar sobre atividades para o dia-a-dia dos pacientes além dos nutricionistas, farmacêuticos informando uso e descarte corretos de medicamentos.

Ao mesmo tempo também vai acontecer o Mutirão Retina do Bem. O objetivo do evento é prevenir a Retinopatia Diabética, mais conhecida como “cegueira do diabetes”. O diabetes tem rápida evolução e pode cegar. Como algumas pessoas não conseguem se locomover até onde o lugar do mutirão, a pedido da prefeitura, ao decorrer da semana já foram feitos atendimentos em três bairros de Curitiba.

O oftalmologista João Guilherme Oliveira de Moraes vai participar do Mutirão Retina do Bem e explica que o grande problema da diabetes é que ela é silenciosa.

Para ele, a importância do evento está na conscientização das pessoas que são carentes de atendimento e não tem informação para se prevenir.

O oftalmologista Cristiano Toesca Espinhosa está entre os voluntários que vai ajudar no 6 º Mutirão Diabetes e dá algumas dicas para quem suspeita ter a diabets, mas não pode ir aos mutirões.

Os mutirões Retina do Bem e o 6º Mutirão Diabetes esperam atender 8 mil pessoas. Todos os exames e orientações médicas vão acontecer no sábado (10) , das 08h até às 17h na Praça Ouvidor Pardinho, no Centro.

Reportagem: Felipe Harmata

Foto: Levy Ferreira/SMCS

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*