Exclusivo: Autódromo de Curitiba encerra atividades em dezembro e dará espaço a bairro planejado

 Exclusivo: Autódromo de Curitiba encerra atividades em dezembro e dará espaço a bairro planejado

Divulgação/Bairru

Divulgação/Bairru

O Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), instalado em Pinhais, na região metropolitana, deve receber corridas somente até 31 de dezembro deste ano. Após esse período, o local será fechado e dará espaço a uma área mista com residências, comércios e áreas de lazer. A informação foi confirmada com exclusividade à BandNews FM pela direção do local.

O empresário Carlos Rodrigues é um dos proprietários do espaço e encabeçará as mudanças a partir de 2022. Ele conta que a ideia é viabilizar a área já que apenas com a realização de eventos esportivos o espaço dava prejuízos.

O empresário se tornou sócio do autódromo em 2018. Na ocasião, foi feito um acordo com os outros dois proprietários que previa o encerramento das atividades do centro esportivo e a construção de um bairro planejado. Ao longo dos últimos anos, o autódromo seguiu com corridas e demais eventos automobilísticos, mas já com uma data limite: dezembro de 2021.

Em 2016, o fechamento do autódromo chegou a ser anunciado de forma oficial pelos diretores do espaço, entretanto, a decisão foi revertida e os responsáveis anunciaram que o local voltaria a receber corridas por tempo indeterminado. Mas agora, o encerramento das atividades é um assunto vencido pela administração do espaço.

O autódromo foi fundado em 1967 no então Distrito Administrativo de Pinhais, já que naquela ocasião o município ainda não existia – ele foi emancipado de Piraquara em 1992. Três anos mais tarde, o empresário Jauneval de Oms se tornou sócio do autódromo e investiu R$ 13 milhões em reformas e na modernização do espaço.

Diferente de 2016, quando houve o anúncio da venda e fechamento do local, agora já existe um estudo aprovado pela Prefeitura de Pinhais que mostra possíveis intervenções e mudanças na região onde hoje está o autódromo. Segundo o documento, a proposta – assinada pelo arquiteto Jaime Lerner (1937-2021) – é que o local seja dividido em sete setores, voltados aos usos residenciais, comerciais, serviços, institucionais e de lazer.

Conforme o estudo de impacto apresentado à Prefeitura, o local exato onde hoje estão as pistas e canteiros do autódromo darão espaço a áreas verdes e de lazer. Além disso, o empresário responsável pelo novo local informa que a ideia é no futuro receber eventos esportivos das mais diversas modalidades, inclusive automobilísticos.

Com a confirmação do fim das corridas no final do ano, atletas e entusiastas do automobilismo se mobilizam contra o fechamento do espaço. Para a próxima quinta-feira (30) está programado um protesto em frente a Prefeitura de Pinhais. Os manifestantes pedem que a administração municipal intervenha e não deixe o local ser derrubado.

Em nota, a Prefeitura de Pinhais afirma que o Autódromo é espaço particular, e a decisão de encerrar as atividades é dos proprietários, não tendo a prefeitura gerência sobre isso. A administração municipal afirmou, ainda, que as futuras intervenções no local trarão benefícios aos moradores da região, com destaque para a construção de parques públicos e uma unidade básica de saúde.

Ainda conforme o Município, devem ser implantadas melhorias na divisa com Curitiba com a revitalização de vias já existentes e a extensão de avenidas na ligação com a Capital.

As obras devem iniciar no começo de 2022 e serão divididas em duas etapas: a primeira deve ser concluída em 1 ano e meio e o restante até 2031.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Iniciativa do Lions Clube Curitiba Batel juntará recursos para projeto social